GALERIA – Simulado de evacuação mobiliza mais de 38 mil alunos de Blumenau; veja as imagens
Todas as escolas municipais participam; nesta tarde, um simulado de evacuação acontece em CEI no bairro Itoupava Central
Nesta quarta-feira, 2 de julho, todas as escolas da rede municipal de Blumenau realizam um simulado de evacuação escolar. A ação faz parte da programação do Julho Laranja, promovida pela Defesa Civil, com o objetivo de preparar estudantes, professores e profissionais da educação para situações de emergência, como incêndios ou quaisquer ocorrências que exijam a evacuação rápida do local.
Mais de 38 mil estudantes, distribuídos em aproximadamente 130 unidades escolares, participam da atividade. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT).
Para tornar o exercício ainda mais realista, duas instituições de ensino receberam a participação direta do Corpo de Bombeiros, que utilizou recursos como fumaça artificial para simular um incêndio. Pela manhã, às 10h, a simulação ocorreu na Escola Básica Municipal Pastor Faulhaber, no bairro Ribeirão Fresco. No período da tarde, a atividade será realizada no Centro de Educação Infantil Professor Paulo Freire, localizado na Itoupava Central.
A secretária de Educação, Simone Probst, destacou a importância da ação. “Capacitar nossas crianças e profissionais para agir com segurança diante de situações de risco é uma prioridade. O simulado é uma forma didática de promover a cultura da prevenção e garantir que todos saibam como agir com rapidez e responsabilidade em momentos de emergência.”
Para o secretário de Defesa Civil, Carlos Menestrina, o importante é colocar em prática os ensinamentos. “Quanto mais exercitamos os protocolos de evacuação em nossas unidades escolares, melhor preparados estarão nossos estudantes e profissionais para lidarem com uma situação real, que possa vir a acontecer”, ressalta.
Confira os registros do simulado em Blumenau:
Leia também:
1. “Se você nunca apanhou, vai agora”: homem enforca e agride esposa na frente dos dois filhos em Blumenau
2. Blumenau reforça combate à meningite com nova vacina para bebês
3. VÍDEO – Corpo de Bombeiros atualiza situação das buscas por pessoa que se afogou no rio Itajaí-Açu, em Blumenau
4. Novidade da Oktoberfest 2025, Casa da Linguiça Blumenau terá itens da mais antiga produtora em SC
5. Obra de implantação de esgoto no bairro Velha deve durar cerca de seis meses em Blumenau
Veja agora mesmo!
Família da Vila Itoupava prepara o tradicional marreco recheado há 35 anos, em Blumenau:

