GALERIA – Túnel da rua Sete de Setembro é alvo de vândalos em Blumenau
Imagens mostram pichações nas paredes, no teto e no chão
Um importante instrumento da mobilidade urbana usado diariamente por quem precisa atravessar a rua Sete de Setembro, no Centro de Blumenau, é alvo frequente de vândalos que fazem pichações na estrutura. Trata-se do túnel da rua 7 de Setembro.
A estrutura faz a conexão subterrânea entre os dois lados da via, com entrada na frente do Neumarkt Shopping e ao lado do Colégio Bom Jesus. As paredes, o teto e o chão foram pichados com palavras de baixo calão, nomes, frases, símbolos e desenhos.
Enquanto a equipe do jornal O Município Blumenau fotografava o local, encontrou um homem que trabalha no shopping e realizava a limpeza do espaço. Ele explicou à reportagem que, em dias alternados, a equipe faz uma pequena manutenção, especialmente nas lixeiras.
Confira fotos do túnel da rua 7 de Setembro
Licitação para manutenção
A reportagem do jornal O Município Blumenau buscou a Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana (Seurb) para questionar sobre a manutenção do espaço. Em nota, a pasta informou que realiza manutenções e intervenções periódicas. A secretaria informou ainda que já realizou ações de limpeza, reparos e pinturas para cobrir as pichações.
“Infelizmente as ações de vandalismo têm se repetido com frequência no local. Mas a secretaria reforça que já está em planejamento uma nova revitalização no túnel, incluindo nova pintura e limpeza geral”, diz.
Conforme a pasta, o serviço está previsto no edital de licitação para manutenção urbana, que já foi lançado. A expectativa da administração municipal é que toda a tramitação do processo licitatório seja concluída em 60 dias. “Com o novo contrato, será possível ampliar as ações de manutenção, tanto nesse túnel quanto em outros espaços públicos da cidade”, conclui a nota.
Nota oficial
A Secretaria de Manutenção e Conservação Urbana (Seurb) realiza manutenções e intervenções periódicas no túnel da Rua 7 de Setembro, que dá acesso ao shopping. Entre as ações já realizadas no local, estão incluídas limpezas, reparos pontuais e pinturas, principalmente para a cobertura de pichações.
Infelizmente as ações de vandalismo têm se repetido com frequência no local. Mas a secretaria reforça que já está em planejamento uma nova revitalização no túnel, incluindo nova pintura e limpeza geral.
O serviço está previsto no novo contrato de manutenção urbana, que será assinado em breve pelo município. O edital de licitação para essa contratação já foi lançado e a expectativa é que todo o processo seja concluído nos próximos 60 dias. Com o novo contrato, será possível ampliar as ações de manutenção, tanto nesse túnel quanto em outros espaços públicos da cidade.
Atualização às 9h30 de 1º de setembro: A Prefeitura de Blumenau informou que foram concluídas as melhorias no túnel na manhã desta segunda-feira, 1º, com pintura e instalação de uma câmera de monitoramento do local.

Leia também:
1. Catarinense Série B: BEC empata com Fluminense em Joinville e garante vaga nas semifinais
2. Após agredir irmã, homem é contido por vizinhos no Velha Grande, em Blumenau
3. Metropolitano vence o Camboriú e se classifica ao mata-mata da Série B do Catarinense
4. Motociclista cai em valeta da rodovia após acidente com dois carros em Gaspar
5. Briga de casal iniciada por causa de um story leva à prisão de homem em Blumenau
Veja agora mesmo!
Casarão da família Karsten tem detalhes que revelam origem da empresa e história do têxtil na região:

