+

Goleiro blumenauense paga 20 mil euros para rescindir com clube europeu e disputar Copa do Mundo de Futsal

Anderlecht, da Bélgica, não havia deixado Roncaglio treinar com a Seleção Brasileira

O goleiro blumenauense Diego Roncaglio, de 36 anos, precisou pagar 20 mil euros – aproximadamento R$ 122 mil – para poder disputar a Copa do Mundo de Futsal pela Seleção Brasileira. O atleta teve que tirar do próprio bolso esse dinheiro porque o Anderlecht (Bélgica), clube que defendia, não quis deixá-lo treinar com o Brasil para disputar o torneio, já que esse período, um mês antes da Copa do Mundo, não era considerado Data Fifa.

Com isso, Roncaglio decidiu rescindir com a equipe belga, pagando a multa de 20 mil euros. A informação foi divulgada primeiramente pelo portal Relevo, da Espanha. “O presidente não foi flexível, ele queria que eu me apresentasse e perdesse toda a preparação com a seleção. Tentei de todas as formas pacificamente, eu, meu empresário e a CBF entramos em contato e eles não foram flexíveis. Então eu tomei a decisão de pagar a multa contratual do meu próprio bolso para poder estar aqui”, comentou em entrevista à CazéTV.

Até o momento da publicação desta matéria, Roncaglio segue em busca de um novo clube. Além disso, esta é a primeira Copa do Mundo da carreira do blumenauense.

Roncaglio Copa do Mundo
Leto Ribas/CBF

Estreia na Copa do Mundo de Futsal

Após esse imbróglio, o goleiro seguiu treinando com a seleção e na estreia, que aconteceu no último sábado, 14, disputou o segundo tempo da partida contra Cuba. Brasil venceu o jogo por 10 a 0.

Confira os lances de Roncaglio da partida:

História de Roncaglio até a Copa do Mundo

Diego Roncaglio começou no futsal aos 17 anos, no ADHering/Blumenau. O primeiro grande desafio da carreira veio quando recebeu uma proposta para se juntar à extinta equipe Malwee/Jaraguá, em 2008. Esse foi seu primeiro passo fora de casa e da cidade com a qual estava tão acostumado. A adaptação não foi fácil, pois sentia saudades de casa, dos amigos e da vida que conhecia.

Leia completo: Conheça o goleiro blumenauense de futsal que conquistou diversos títulos na Europa

“O primeiro ano fora de casa e em outra cidade foi de difícil adaptação. Saudades de casa e dos amigos, além da vida que estava acostumado. Fiquei por lá dois anos e resolvi pedir dispensa e voltar a Blumenau”, comentou.

O goleiro permaneceu em Blumenau por mais dois anos antes de receber propostas do Corinthians e do Joinville. Optou por ficar mais perto de casa mais uma vez e foi para o Norte de Santa Catarina. Após dois anos no Joinville, Roncaglio retornou novamente a Blumenau.

O ano de 2014 foi um marco na carreira de Roncaglio. Jogando pelo Blumenau, ele foi nomeado Atleta Revelação e Melhor Goleiro da Liga Nacional de Futsal (LNF). Além disso, o goleiro também foi reconhecido como o segundo melhor jogador da competição. “As minhas premiações individuais tem muito a ver com o time montado naquela altura. Eles me ajudaram muito a desenvolver meu estilo de jogo”, ressaltou.

Uma das características marcantes de Roncaglio é sua habilidade de avançar para o ataque e marcar gols. No entanto, ele revelou que essa habilidade foi desenvolvida com o tempo, graças ao apoio e à visão de seu pai, que percebeu a importância dessa habilidade para sua carreira.

Após a ótima temporada pelo Blumenau, em 2015, Roncaglio foi para o Guarapuava. Pouco tempo depois recebeu uma proposta do Kairat, do Cazaquistão, e se mudou para a Europa. “Kairat na época era um dos melhores times do mundo, fiquei entusiasmado e também com um pouco de medo. Estava indo para um país desconhecido para mim e com uma cultura totalmente diferente. No final deu tudo certo”, avaliou.

O goleiro blumenauense ficou de 2015 até 2017 no Kairat e depois se transferiu para o Benfica, de Portugal, onde passou cerca de cinco anos e conquistou diversos títulos. Pelo Benfica, em 2020, o goleiro foi indicado entre os melhores da posição.

Roncaglio atuando pelo Benfica. Foto: Benfica/Divulgação

Na temporada 2022/2023, foi para o Anderlecht, da Bélgica. Na nova equipe, Roncaglio foi campeão da Supercopa da Bélgica, da Copa da Bélgica e da Liga da Bélgica. Além disso, o clube ficou na quarta colocação da Champions League e Roncaglio foi considerado melhor goleiro da temporada belga.

Na última temporada, o blumenauense ganhou novamente a Supercopa da Bélgica, a Copa da Bélgica e a Liga da Bélgica.

Anderlecht/Divulgação

Seleção Brasileira

Roncaglio, além de ter uma grande carreira europeia, vem sendo convocado constantemente pela Seleção Brasileira desde 2019. Em fevereiro, o blumenauense foi campeão da Copa América pelo Brasil.

Na segunda rodada da Copa do Mundo, a seleção vai enfrentar a Croácia. A partida acontece às 12h desta terça-feira, 17. O último jogo da fase de grupos acontece na próxima sexta-feira, 20, às 9h30, contra a Tailândia.

Leia também:
1. Rua dos Caçadores ficará parcialmente interditada nesta segunda-feira para obras em Blumenau
2. Briga com faca deixa três feridos no bairro Velha Grande, em Blumenau
3. Idosa fica gravemente ferida após garagem de madeira cair sobre ela em Blumenau
4. Qual foi o prato vencedor do concurso gastronômico Sabores de Blumenau
5. Homem é preso após ameaçar companheira e filho com uma faca em Blumenau


Veja agora mesmo!

Ex-goleiro Francis comenta dificuldades na formação de jogadores hoje em dia:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo