Governo federal vê Sesi em Blumenau como única opção para Centro de Referência Olímpico no Sul do Brasil

Equipe da SNEAR esteve em Blumenau nesta quinta-feira, 15

Governo federal vê Sesi em Blumenau como única opção para Centro de Referência Olímpico no Sul do Brasil

Equipe da SNEAR esteve em Blumenau nesta quinta-feira, 15

Jotaan Silva

Mais um passo para a municipalização do Sesi foi dado nesta quinta-feira, 15, em Blumenau. Em visita a cidade, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento (SNEAR), Sandro Felício dos Santos, e o diretor de Esporte de Base e Alto Rendimento, Luís Roberto de Moraes Duarte estiveram no complexo e reforçaram o interesse em um investimento do Ministério da Cidadania no local.

Eles fizeram uma avaliação de perto da estrutura existente e na companhia do secretário de Turismo Marcelo Greuel – responsável pelo projeto de municipalização – deram o sinal verde para tornar o Sesi um dos Centros de Referência Olímpico no Brasil. Segundo Sandro, em todos os três estados do Sul do país, essa é o único espaço sendo avaliado.

“Queremos ter um Centro em cada região do país, e esses espaços já estão sendo mapeados. Não existe hoje no Sul alguma outra estrutura disputando com Blumenau”, relatou Sandro.

Secretário Marcelo Greuel ao lado dos representantes do Ministério da Cidadania. Foto: Jotaan Silva/O Município Blumenau

No entanto, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional, fez questão de frisar por diversas vezes que para o projeto ser colocado em ação em Blumenau, o primeiro e principal passo é a efetivação da municipalização. Apenas quando isso acontecer, é que os processos poderão sair da intenção e serem colocados na prática.

De acordo com o secretário Marcelo Greuel, os relatórios de mapeamento da estrutura e dos custos dessa municipalização estão na fase final.  A expectativa é o processo seja finalizado em em meados de agosto, como o prazo estipulado pela prefeitura e pela Fiesc em abril.

“É um processo que tá andando bem, num ritmo dentro do prazo e esperamos passar em breve a conclusão desse processo (…) Estamos vendo o tamanho e complexidade da administração disso, mas já temos a expertise da Vila Germânica e conhecemos bem o que é cuidar desse tamanho, mas iremos entrar na próxima semana no detalhamento final”, afirmou Greuel.

Além do investimento e valorização no esporte da cidade, um dos principais objetivos para a parceria com Ministério da Cidadania é financeiro. Sendo o Sesi um Centro de Referência Olímpico, os recursos e investimentos chegarão e ajudarão o município a bancar a grande estrutura.

“O governo federal pode contribuir de diversas formas, não só dinheiro. Podemos contribuir com projetos executivos de equipamentos esportivos, pistas, quadras, campo. Podemos trazer parcerias, não só privadas, mas também com parlamentares, que podem trazer emendas. Mas isso é um passo a se pensar mais a frente”, concluiu o chefe de Gabinete da SNEAR.

Cabe destacar que a discussão referente a parceria entre a Prefeitura de Blumenau e a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento teve efetivação na semana passada, quando o prefeito Mário Hildebrandt esteve em Brasília.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo