Grupo de Maracatu alega ter sido impedido de se apresentar no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau; entenda a situação

Grupo se apresentaria no Festival World Creativity Day 2025

O grupo Maracatu Capivara alega que foi impedido de se apresentar no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau, durante o Festival World Creativity Day 2025, com a justificativa de “barulho”. Em um post nas redes sociais, o coletivo diz que Maracatu não é barulho, mas sim uma manifestação popular reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e que reflete a identidade histórica e cultural.

De acordo com informações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Maracatu surgiu em Pernambuco durante o período em que pessoas negras ainda eram escravizadas. Trata-se de um movimento da cultura popular brasileira, que envolve música, dança e história, podendo ter figurinos extravagantes, e que remetem à cultura africana, indígena e portuguesa.

A reportagem do jornal O Município Blumenau conversou com uma das coordenadoras do grupo, que não quis se identificar. Ela informou que o coletivo foi convidado para participar do Festival World Creativity Day 2025 e fez a inscrição, optando por se apresentar no Parque Ramiro. A proposta foi aceita, mas, de acordo com o grupo, o local da apresentação estava vazio, ficando a incerteza de onde seria realizado.

Apresentação de Maracatu

Alguns dias depois, a organização do festival teria entrado em contato com o coletivo e informado que a apresentação não poderia ser realizada no Parque Ramiro, devido ao “barulho” e sugerindo o remanejamento para a Furb.

“Em nenhum momento foi entrado em contato com a gente dizendo: ‘o horário de vocês ficou muito tarde, vão fazer mais cedo’, ou qualquer coisa do tipo. Simplesmente foi aceita a nossa proposta e o local estava então com uma lacuna em aberto sem sinalizar nada”, explica.

Sobre a apresentação na Furb, a coordenadora do grupo diz que “não fazia sentido para gente ocupar aquele espaço daquela forma naquele momento”. Ela conta que em 2007 o grupo Maracatu Capivara iniciou as apresentações no Parque Ramiro, mas desde 2018 não conseguiu mais fazer os ensaios e apresentações no parque.

“Nosso grupo já usava aquele espaço em alguns momentos e não era todo fim de semana, sempre foi com muito cuidado, sabendo que o Maracatu pode sim causar um desconforto nas pessoas que não gostam. Então sempre teve esse olhar de cuidado”, justifica a coordenadora.

Após a situação, o grupo fez uma postagem como forma de desabafo nas redes sociais, o que gerou grande repercussão. “Fizemos a nota e repercutiu de uma forma que a gente nem esperava, que reverberou tanto, e isso foi muito bom porque a gente se sentiu muito acolhido pela comunidade blumenauense. Foram poucas mensagens de recusa e de apoio ao parque, muitas de apoio à nossa manifestação”, cita.

O coletivo acrescenta que espera ser aceito e mostrar para a comunidade o trabalho social que é realizado por eles, com apresentações no Cras, em escolas e na Fundação Cultural. “Queremos fazer esse trabalho social, mas a gente também quer a segurança de que seremos aceitos com a nossa manifestação cultural”, pontua.

Posicionamento da Prefeitura de Blumenau

Em nota, a Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur), que administra o Parque Ramiro Ruediger, afirmou que “a decisão de alterar o local da atividade não partiu da equipe do Parque Vila Germânica, mas sim da própria organização do evento, que optou por realizar a ação na Furb”.

De acordo com a pasta, o Parque Ramiro Ruediger possui uma normativa que restringe sons altos — tanto mecânicos quanto de percussão — durante o período de funcionamento do parque. “Diante dessa limitação, a organização do evento do Dia Mundial da Criatividade, promovido pela World Creativity Organization (WCO), avaliou que não seria viável realizar a atividade no local, optando pela transferência para a Furb”, diz a Sectur.

A pasta afirma que a equipe entrou em contato com os responsáveis pela atividade na noite do ocorrido e explicou o contexto. “E, em sinal de parceria, sugerimos o Parque Ramiro Ruediger como uma alternativa para uma próxima oportunidade — quem sabe em um sábado ou domingo —, de forma que mais pessoas possam prestigiar a apresentação do grupo em um espaço público e acessível”, destaca.

A Sectur ainda explicou que para que isso ocorra, é necessário realizar a solicitação de reserva com, no mínimo, 30 dias de antecedência e afirma que a área para a atividade é previamente definida pela direção do parque. Além disso, afirmou que a apresentação deve ocorrer em um ponto fixo, pois desfiles ou movimentações ao longo do parque não são permitidos.

“O Parque Vila Germânica conta com um decibelímetro próprio para monitorar os níveis de emissão sonora durante os eventos. Esse controle segue rigorosamente os limites estabelecidos pela Lei Complementar nº 947, de 18 de novembro de 2014, garantindo o cumprimento da legislação municipal relacionada à poluição sonora”, enfatiza a nota.

Posicionamento da organização do evento

A reportagem do jornal O Município Blumenau também entrou em contato com a organização do Dia Mundial da Criatividade Blumenau 2025. Em nota, a entidade informou que “todas as atividades foram previamente organizadas por meio de parcerias com voluntários e instituições locais, sempre respeitando as orientações técnicas e operacionais dos espaços públicos. Diante do impasse em relação ao local da apresentação, buscamos remanejar o grupo para outro espaço, mas houve desistência por parte do próprio grupo”.

A organização afirma ainda que na terça-feira, 22, fez um novo convite ao grupo para que se apresentassem no encerramento do evento, realizado na empresa Philips, mas por questões logísticas e profissionais, o grupo não pôde aceitar.

“Lamentamos sinceramente qualquer situação que tenha gerado desconforto ou constrangimento. Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo aberto e respeitoso com todos os envolvidos”, acrescenta a nota.

Confira o posicionamento na íntegra

Nota de Esclarecimento – Dia Mundial da Criatividade Blumenau 2025

O Dia Mundial da Criatividade é um movimento global, reconhecido pela ONU, que celebra a criatividade como uma força essencial para o desenvolvimento humano, social e econômico.

Em Blumenau, o evento ocorreu entre os dias 21 e 23 de abril, com mais de 75 atividades gratuitas, realizadas em cinco locais da cidade, incluindo o Parque Ramiro Ruediger.

Diante das recentes notícias relacionadas à apresentação do grupo de maracatu Nação Capivara, esclarecemos que o WCD Blumenau é pautado por valores como diversidade, inclusão, liberdade de expressão e respeito às manifestações culturais.

A diversidade cultural é um dos pilares da criatividade, e é justamente essa pluralidade de vozes e expressões que torna o evento tão rico e necessário.

Todas as atividades foram previamente organizadas por meio de parcerias com voluntários e instituições locais, sempre respeitando as orientações técnicas e operacionais dos espaços públicos.

Diante do impasse em relação ao local da apresentação, buscamos remanejar o grupo para outro espaço, mas houve desistência por parte do próprio grupo.

Na última terça-feira, reiteramos o convite para que se apresentassem no encerramento do evento na Philips, o que foi gentilmente recusado por motivos logísticos e profissionais.

Lamentamos sinceramente qualquer situação que tenha gerado desconforto ou constrangimento. Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo aberto e respeitoso com todos os envolvidos.

Acreditamos que é pela escuta, pela empatia e pela construção coletiva que avançamos enquanto sociedade.

Seguimos firmes no propósito de transformar talentos em impacto positivo, e em garantir que Blumenau seja, cada vez mais, uma cidade criativa, acolhedora e plural.

Com respeito e compromisso,
Equipe do Dia Mundial da Criatividade – Blumenau

Leia também:
1. Concurso escolhe nova atração para desfiles da Oktoberfest em Blumenau; saiba como participar

2. MP-SC conclui investigação de possível mau uso de medicamento em hospital de Indaial durante a pandemia
3. Stammtisch de Blumenau deve atrair mais de 10 mil pessoas para a rua XV de Novembro neste sábado
4. GALERIA – Saiba como está o andamento da obra da Prainha e a previsão de inauguração, em Blumenau
5. Oktoberfest 2025 muda horários e amplia dias com entrada gratuita, em Blumenau


Veja agora mesmo!

Clube de Caça e Tiro XV de Novembro nasceu das mãos dos moradores da rua Sarmento:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo