- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

Grupo O Município tem um dos maiores serviços de distribuição de notícias pelo WhatsApp no Brasil

O jornal O Município Blumenau tem uma das maiores redes de distribuição de notícias pelo WhatsApp da região e do Brasil. Atualmente, mais de 23 mil pessoas, distribuídas em 97 grupos, recebem as principais informações pelo aplicativo de mensagens.

Levando em consideração o Grupo O Município, formado pelos jornais de Brusque, Blumenau e Joinville, os números são ainda maiores. Atualmente, o grupo tem cerca de 55 mil pessoas que recebem as notícias pelo WhatsApp. Ao total, são 294 grupos distribuídos entre as três cidades.

Entre os maiores do Brasil

Os números são considerados expressivos por especialistas e pesquisadores da área, que destacam a forma com que os grupos são gerenciados pelo jornal.

Em pesquisa para doutorado na Universidade de Toulouse, na França, o jornalista Giuliander Carpes estudou o uso do WhatsApp para a distribuição de conteúdo noticioso. Os jornais do Grupo O Município fizeram parte do estudo.

O jornalista destaca que a empresa encontrou no aplicativo de mensagens uma boa saída para construir audiência, já que as redes sociais têm limitado o alcance de conteúdo noticioso. 

Giuliander afirma que, em 2020, quando fez o levantamento, o único jornal brasileiro que poderia fazer frente a O Município no WhatsApp em número de membros em grupos seria o Tribuna do Paraná, com sede em Curitiba. “Se não for o jornal com maior audiência no WhatsApp, O Município certamente está entre os dois maiores”.

Além da distribuição das notícias, o pesquisador ressalta o uso dos grupos para o envio de publicidade. “Uma coisa que eu acho interessante são os anúncios publicitários bem localizados e específicos para as cidades dos usuários. É muito difícil monetizar o uso das plataformas hoje em dia e eu acho que O Município está no caminho certo”.

Disseminação de informações confiáveis

O jornalista Alexandre Gonçalves, especializado em gestão e produção de conteúdo digital, considera o trabalho realizado extremamente importante, não apenas para a audiência, mas para a disseminação de informações confiáveis.

“Coloca o site e seu conteúdo confiável ‘jogando’ num território que carece de boa informação, de informação checada, como contraponto para os disparadores de fake news que tem no WhatsApp sua plataforma ‘preferida’. Acredito que isso faça grande diferença no dia a dia das pessoas, mas especialmente em situações atípicas como a pandemia da Covid-19 em que a circulação de informações corretas é essencial”.

O diretor de Jornalismo e Operações do Grupo O Município, Andrei Paloschi, ressalta que a estratégia adotada após as eleições de 2018 tem como objetivo aproveitar o poder viral do aplicativo. “O compartilhamento de notícias falsas se intensificou de tal maneira que identificamos uma oportunidade de combatê-las com conteúdos confiáveis, produzidos com profissionalismo. Com o tempo tornou-se uma fonte importante de audiência”.

Como funciona

Todos os membros entraram voluntariamente nos grupos, após convite do jornal por meio de links de acesso em suas plataformas. Lá, os conteúdos factuais e originais são enviados ao longo do dia. Os usuários não podem realizar publicações, já que o grande volume de pessoas impede a moderação.

Para participar, toque nos links abaixo:

Blumenau: https://chat.whatsapp.com/KWi88ialB2gD1gVuICrUPO

Brusque: https://chat.whatsapp.com/KN7gieUdWKEENkwbUKHufq

Joinville: https://chat.whatsapp.com/D9fHWk4FT6BFYNAkc4AfI0