Essa é a novidade da Nugali Chocolates para a principal data do setor em 2022, resultado de um projeto que desenvolveu a primeira embalagem biodegradável do país.

A iniciativa rendeu à marca catarinense o certificado Lixo Zero e o Prêmio Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O Glückskäfer (Ovo da Joaninha da Sorte, na tradução para o português) é feito com o chocolate 45% cacau eleito o Melhor Chocolate ao Leite das Américas em 2018.

A empresa também oferece as opções tradicionais de 45% e amargo, de 70% cacau — este último um produto vegano.

Ovo de chocolate traz embalagem inédita para uma Páscoa sem lixo. Divulgação

De acordo com estimativa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates (Abicab), cerca de 9 mil toneladas de produtos relacionados à Páscoa serão fabricadas no país neste ano, a maior parte envolta em materiais plásticos.

A iniciativa

Diminuir o volume desses resíduos não é tarefa fácil para um alimento sensível e que depende de acondicionamento adequado para preservar forma, textura e sabor.

Durante dois anos a Nugali, de Pomerode (SC), fez testes para substituir por um laminado biodegradável o plástico metalizado que envolve a maioria das barras de chocolate no mercado e que não pode ser reciclado. Desde 2021, a solução envolve os produtos em barra da Nugali. Agora chega aos ovos.

— O plástico metalizado dos ovos de Páscoa está entre os materiais considerados de difícil reciclagem e acaba virando lixo por séculos. O composto de biopolímeros que lançamos se decompõe completamente em cerca de dois anos e vira biomassa, metano e água — explica Ivan Blumenschein, diretor de Produção da Nugali.

Fundada em 2004, a Nugali é pioneira no Brasil em chocolates bean to bar, processo em que a fabricante tem controle sobre a produção desde o plantio do cacau, em fazendas na Bahia e no Pará, até a entrega ao consumidor. A alta qualidade dos chocolates garantiu à marca lugar no seleto mercado super premium, onde só produtos importados tinham vez.

Processo inovador

Com as embalagens sustentáveis, a Nugali obteve o certificado Lixo Zero, que reconhece empresas capazes de reciclar, reutilizar ou compostar mais de 98% dos resíduos emitidos. Outra solução criativa foi a transformação das cascas de cacau em um produto para jardinagem. Embaladas e vendidas ao consumidor, elas funcionam como adubo e combatem ervas daninhas.

O histórico inovador da indústria catarinense rendeu, no início de março, o Prêmio Nacional de Inovação, promovido pela CNI, na categoria Inovação em Produtos entre médias empresas. Mais de 2 mil empresas inscreveram-se.

Tour de fábrica

A Nugali Chocolates fica na Rota do Enxaimel, em Pomerode, localidade eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) uma das melhores vilas turísticas do mundo. Desde 2021, os visitantes que passeiam entre as centenárias casas enxaimel também podem conhecer por dentro a fábrica de chocolates.

O tour inclui uma estufa com plantas de cacau e baunilha, acesso ao processo produtivo e experiências sensoriais para olfato e paladar. No primeiro ano de funcionamento, a atração recebeu mais de 50 mil visitantes.