O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) está em campanha parta reforçar a importância da doação de sangue nesta época do ano. Historicamente, entre os meses de dezembro e janeiro, o número de doações diminui consideravelmente.

A explicação para o ocorrido é simples: muitos moradores vão viajar, principalmente para o litoral, e a média diária de doações, que deveria ser de 70, cai para 50.

“Nesse momento precisamos muito de doações, de todas as tipagens. Mas, principalmente o tipo O-, que é muito utilizado em situações de acidentes ou emergências e também o tipo B-, que é a tipagem que poucas pessoas da população possuem”, explica a coordenadora de captação do Hemosc, Crislaine Ebel Godoz.

As doações são de extrema importância nessa época, porque é o período em que mais acontecem acidentes de trânsito, principalmente nas rodovias. Somente o Hemosc de Blumenau abastece mais de 30 hospitais da região.

O Hemosc fica na Rua Theodoro Holtrup, 40. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h15 às 18h30, e nos sábados das 08h15 às 11h. Apena nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro não haverá atendimento na unidade.