Horário de verão termina neste fim de semana

Horário de verão termina neste fim de semana

Redação

Neste fim de semana na virada de sábado para domingo, 18, termina o horário de verão. Moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil deverão atrasar em uma hora os relógios, quando os ponteiros marcarem meia-noite.

O decreto do presidente Michel Temer publicado ainda em 2017 estabelece que neste ano o horário de verão comece no primeiro final de semana de novembro e termine no terceiro final de semana de fevereiro de 2019. A medida foi tomada para que a mudança nos horários não interfira nas eleições deste ano.

Poucas alterações

Mesmo após estudos realizados em 2017 pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) demonstrarem que a adoção do horário em âmbito nacional traz, atualmente, resultados próximos da neutralidade para o sistema, o Governo Federal decidiu manter a vigência do horário de verão para o ciclo 2017/2018, considerando que a medida traz ao consumidor final outros benefícios, como ganho de tempo para lazer, turismo, comércio e segurança. A política ainda será reavaliada para os próximos anos.

Na última década, a diminuição na demanda por energia entre 18h e 21h ao longo do horário de verão foi de, aproximadamente, 4,5%. Nas regiões do país em que o horário de verão é adotado foi registrada uma economia de 0,5% no consumo de energia, em todo o período do horário adotado. Isso corresponde ao consumo mensal de energia de uma cidade com 2,8 milhões de habitantes, como Brasília.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio