Incêndios em restaurantes de Blumenau por falta de manutenção preocupam bombeiros

Operação realizada em julho já havia instruído espaços da região para evitar casos como o desta terça-feira

Os lojistas, clientes e funcionários que estavam no Shopping Park Europeu no fim de tarde desta terça-feira, 1, passaram por um enorme susto. O centro comercial precisou ser evacuado às pressas e todos se viram envoltos em uma fumaça densa.

A fumaça se espalhou pela Via Expressa e chamou a atenção até de quem passou pela região. Apesar do pânico causado pela pressa em esvaziar o shopping, ninguém ficou ferido e o incêndio atingiu apenas a coifa de um restaurante.

Divulgação

A única loja do shopping que manteve os atendimentos foi o Supermercado Bistek, que possui uma saída própria. O restante das lojas e a academia precisaram ser fechados até essa quarta-feira.

Apesar de o incêndio ter sido controlado rapidamente, a estrutura do prédio dificultou a dispersão da fumaça. Além de ligar os exaustores, foi necessário deixar todas portas e janelas abertas até de madrugada.

“Eu, como bombeiro, não podia liberar enquanto ainda havia risco de intoxicação lá dentro. Olha o prejuízo econômico que o shopping teve com a evacuação às 18h30 da tarde. É muito tempo de lojas fechadas, funcionários sem trabalhar e clientes sem poder acessar o shopping”, comenta o tenente Filipi Pamplona, que atendeu a ocorrência.

Um incêndio que chamou a atenção da população blumenauense no feriado de 7 de setembro começou pelo mesmo motivo. Na noite daquele sábado, a chaminé do restaurante Gika’s, localizado na rua São Paulo, foi tomada pelas labaredas. Apesar do susto, o incêndio foi neutralizado rapidamente.

Incêndio na chaminé do restaurante Gika’s, há menos de um mês. Foto: Divulgação

“Foi exatamente a mesma coisa: acúmulo de gordura. Qualquer fagulha que atinja essa gordura provoca um incêndio. O estabelecimento precisa ser evacuado e fechar as operações do dia para fazer a limpeza. Isso traz muito prejuízo econômico”, explica o tenente.

Além do prejuízo causado ao shopping, o restaurante Sapore Speciale terá de passar por manutenções e limpeza de toda a loja. Apesar do estrago ter sido pequeno para tanta fumaça, serão necessários alguns dias para que ele volte a atender.

“Se fosse feita uma limpeza periódica, talvez semanal, já evitaria que isso aconteça. E é mais barato do que precisar fechar o restaurante por alguns dias”, alerta.

Operação Alerta Vermelho

Para evitar casos como o registrado nesta terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau visitou diversas praças de alimentação do Médio Vale do Itajaí no início de julho deste ano. A Operação Alerta Vermelho buscava prevenir incêndios por falta de manutenção.

“Cada vez a gente vê mais praças de alimentação com muitos restaurantes. Cada um desses possui uma coifa de exaustão que, querendo ou não, vai acumular gordura”, explica o tenente Pamplona.

Segundo ele, incêndios causados por esse motivo não são incomuns. O principal problema é a dificuldade de fiscalizar todo o duto por onde a fumaça passa, que pode ter vários metros até chegar na chaminé. De acordo com a segurança do shopping, existe uma fiscalização contínua, mas apenas das coifas.

“Boa parte desses restaurantes já haviam sido alertados durante a operação. Mas na fiscalização só conseguimos ver a coifa. É necessário que a limpeza seja feita em todo o duto até a chaminé. Não é uma limpeza fácil, mas cada lojista com sua consciência. Uma loja pode causar prejuízo para um shopping inteiro”, alerta.

Além de pegar fogo facilmente, a gordura acumulada nos dutos de ventilação dos restaurantes espalha uma fumaça densa, como a que foi vista em todo o Shopping Park Europeu e se espalhou pela Via Expressa. Se inalada por muito tempo, ela pode causar intoxicação.

Entenda o caso

O Corpo de Bombeiros Militar de Blumenau foi acionado por volta das 18h30 desta terça-feira, 1, para apagar o incêndio. As chamas atingiram o duto de exaustão da cozinha do restaurante Sapore Speciale.

Na chegada da equipe, a brigada de emergência do shopping já havia iniciado o combate às chamas. Os bombeiros assumiram a ocorrência e finalizaram o atendimento, que se comprovou ter sido causado por excesso de gordura no equipamento.

A área total atingida pelo fogo foi de aproximadamente 30 metros quadrados da loja. O shopping foi totalmente evacuado e as operações do dia foram oficialmente finalizadas às 19h30.

O supermercado Bistek não precisou ser fechado, pois não foi exposto a fumaça. Logo após o início do incêndio, os funcionários trancaram a porta de acesso ao hall e mantiveram o atendimento pela saída própria.

Apesar de ninguém ter ficado ferido, o funcionário que foi surpreendido pelo fogo precisou ser atendido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Santa Isabel. Cerca de uma hora após o controle das chamas ele ainda aparentava nervosismo e relatou sentir dores no peito.

Nota oficial do Shopping Park Europeu

O Shopping Park Europeu informa que houve um princípio de incêndio em um dos restaurantes da praça de alimentação, no início da noite de hoje.

O incidente foi ocasionado por algum problema em um dos exaustores e mais detalhes sobre as causas do ocorrido estão sendo averiguadas.

Um membro da Brigada de Incêndio fez os primeiros atendimentos locais e os Bombeiros também foram acionados.

Não houve vítimas, mas para garantir a segurança de todos, o Shopping foi evacuado e as operações foram encerradas na data de hoje.

Com poucos danos físicos e a segurança do local restabelecida, as atividades no Shopping Park Europeu serão retomadas nesta quarta-feira.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo