INSS começa a notificar aposentados sobre descontos ilegais para reembolso; saiba como consultar

Beneficiários que tiveram descontos indevidos poderão pedir reembolso

Nesta terça-feira, 13, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), começou a notificar os aposentados e pensionistas que tiveram descontos ilegais de associações em seus benefícios. A mensagem está sendo enviada pelo app Meu INSS.

Para acessar a notificação, é preciso baixar, de forma gratuita, o aplicativo, disponível para os sistemas IOS e Android. O download pode ser feito pela App Store, no caso de celulares do modelo IPhone, ou na Google Play Store, para os demais aparelhos.

Após baixar o Meu INSS, será necessário criar uma conta com login e senha, informando o número do CPF. A senha criada serve também para acessar outros serviços públicos, já que todos os portais foram unificados no sistema Gov.br.

Com a conta já aberta, é preciso clicar no sininho que aparece no topo, do lado direito; em seguida, em “Configurar Notificações”; e, por fim, selecionar a opção “Permitir notificações”.

Há duas opções de mensagens disponíveis para receber. Uma para quem teve algum tipo de desconto, que está sendo enviada a partir de hoje: “Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã, 14, você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”

E outra para quem não teve nenhum desconto, enviada na semana passada: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.”

Reembolso

De acordo com o INSS, a partir desta quarta-feira, 14, será possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

Nesse momento, o beneficiário deverá informar se autorizou ou não os descontos registrados. Caso não tenha autorizado, ele poderá solicitar a devolução dos valores pelo próprio aplicativo, pelo site do Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Em breve, será informado o passo a passo para auxiliar a solicitar o benefício pelo Meu INSS e telefone 135”, informou o INSS em comunicado.

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