EXCLUSIVO – Justiça de Blumenau bloqueia bens de suspeito de aplicar golpe com falso site de leilão
Caso aconteceu no início de abril
O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC) concedeu uma tutela cautelar para bloquear bens de um homem suspeito de envolvimento em um golpe aplicado por meio de um site falso de leilões. Em abril, a vítima, que acreditava estar participando de um leilão de um carro, transferiu quase R$ 23 mil para uma conta bancária que, mais tarde, descobriu estar vinculada a uma fraude. Um boletim de ocorrência também foi registrado na Polícia Civil.
O caso foi levado à Justiça com representação do advogado Valdecir Tonet Júnior, da BRAT – Sociedade de Advogados, que relatou como o blumenauense, ao tentar adquirir um veículo por meio de um leilão supostamente oficial, acabou enganada por um site falso. Após o pagamento, o golpista bloqueou o contato e exigiu novos depósitos para liberar o veículo. O site utilizado pelo suspeito era oficialkussleilao.com/br. O site oficial de Claudio Kuss Leilões é claudiokussleiloes.com.br.
Indícios de golpe analisados
Ao analisar o pedido, a juíza Quitéria Tamanini Vieira entendeu haver indícios suficientes da prática de golpe e determinou medidas. Para garantir que o suspeito não se desfaça de possíveis bens usados para pagar dívidas ou indenizações, o TJ-SC determinou o bloqueio do valor perdido pela vítima.
Além disso, foi solicitado o arresto de veículos em nome do investigado, o que impede que ele venda ou transfira automóveis. A decisão também prevê a indisponibilidade de imóveis eventualmente registrados em nome do suspeito.
Caso os valores ou bens não sejam localizados por esses meios, a juíza autorizou ainda a consulta à Receita Federal e ao Sistema Nacional de Investigação Patrimonial e Recuperação de Ativos (Sniper) do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A magistrada, no entanto, indeferiu o pedido de quebra de sigilos bancário e fiscal dos últimos cinco anos por considerá-lo desnecessário neste momento do processo.
Leia também:
1. Homem responsável por “disque-drogas” em Indaial é preso
2. GALERIA – Falcões interagem com estudantes de Blumenau em aula sobre natureza e meio-ambiente
3. Blumenau oferece aulas gratuitas de remo para crianças e adolescentes; confira regras
4. GALERIA – Estrutura de pizzaria e lancheria é demolida em Blumenau e estabelecimento abre em novo endereço
5. Corpus Christi: o que abre e o que fecha no serviço público em Blumenau no feriadão
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: