Justiça determina internação de mulher que foi presa por perseguir dentista ao longo de quatro anos em SC

Segundo laudo médico, ela foi considerada incapaz de entender o caráter ilegal de seus atos

A Justiça de Itapema determinou a internação, por no mínimo um ano, da mulher acusada de perseguir e ameaçar um dentista ao longo de quase quatro anos na cidade.

A medida será cumprida em um hospital de custódia e tratamento psiquiátrico, já que, segundo laudo médico, ela foi considerada incapaz de entender o caráter ilegal de seus atos.

A decisão foi tomada após denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que apontou a prática dos crimes de perseguição (stalking), ameaça e desobediência. De acordo com a acusação, entre abril de 2021 e janeiro de 2025, a mulher perseguiu o profissional de forma contínua.

Ela teria enviado centenas de mensagens por e-mail e aplicativos, além de realizar diversas ligações, alternando entre declarações amorosas e ameaças. Também comparecia a locais frequentados pela vítima, como consultório, residência e locais de lazer, e chegou a enviar presentes ao dentista.

A partir de 2023, a perseguição passou a atingir também a namorada do dentista. A mulher criou perfis falsos nas redes sociais, publicou ofensas, enviou mensagens ameaçadoras, fez ligações e até foi até a casa da companheira da vítima. Mesmo após decisões judiciais que impunham medidas protetivas ao casal, a acusada ignorou as ordens e voltou a divulgar conteúdos ofensivos e ameaças online.

Sentença

Na sentença, o juiz do caso destacou que as provas reunidas confirmam com segurança os atos descritos na denúncia, e que a gravidade e a insistência das ações da ré forçaram as vítimas a mudarem suas rotinas pessoais e profissionais para tentar evitar o assédio.

Laudo

Um laudo psiquiátrico apontou que a acusada sofre de transtorno psicótico não orgânico, o que a torna incapaz de compreender que seus atos são ilegais. Por isso, a Justiça determinou sua absolvição imprópria, quando há comprovação da doença mental, com aplicação de medida de segurança, no caso, a internação.

Prisão

Mesmo após a sentença e a proibição de produzir conteúdos sobre as vítimas nas redes sociais, a mulher voltou a publicar vídeos citando o dentista. Com isso, após novo pedido do Ministério Público, a Justiça determinou a prisão da acusada, que foi cumprida na manhã desta quinta-feira, 7, em Itajaí.

Leia também:

1.Oktoberfest Blumenau anuncia reforma de setor com instalação de palco 360 graus e bar de dois andares 
2. Homem que saiu de hotéis sem pagar e furtou lojas é preso em Blumenau
3. Prefeitura de Blumenau se pronuncia sobre falta de terreno para construção de Policlínica Regional
4. VÍDEO – Câmera flagra homens atraindo vítima para local do homicídio em Blumenau e fugindo em seguida
5. Irmãos recebem transplantes de coração com 15 dias de diferença em hospital de Blumenau


Veja agora mesmo!

Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo