Lei que autoriza instalação e operação de 5G em Blumenau é sancionada

Prefeito Mário Hildebrandt e vice Maria Regina assinaram a nova lei

Assim como já era a expectativa, foi sancionada nesta segunda-feira, 8, no Salão Nobre da Prefeitura de Blumenau, a lei que viabiliza a instalação de infraestrutura para 5G na cidade. O projeto, de autoria do executivo municipal e que foi aprovado na Câmara, visa atender às normativas e critérios estipulados na Lei Geral de Antenas, criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Agora, com a legislação alterada, as prestadoras de serviço já podem realizar a estruturação para iniciar a operação de 5G em Blumenau. De acordo com o prefeito Mário Hildebrandt,  a prioridade é que as empresas usem da infraestrutura já existente e utilizada, com antenas, postes de iluminação pública, estruturas de videomonitoramento, entre outros equipamentos de mobiliário urbano.

Anatel

Conforme cronograma da Anatel, a ativação do 5G em cidades com mais de 200 mil habitantes deverá ocorrer em junho de 2026. No mínimo 25% das cidades brasileiras nessa faixa precisam ser atendidas e a expectativa é de que Blumenau esteja entre os contemplados.

“A adequação da legislação é um dos critérios para que sejamos atendidos, por isso estamos trabalhando nessa questão já há algum tempo. Acompanhar a evolução tecnológica é ponto prioritário para nós, pois permitirá, por exemplo, a ampliação do nosso programa Governo Sem Papel, cujo principal objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços da Prefeitura via internet, entre outros inúmeros benefícios para o desenvolvimento do município de forma geral”, destaca o secretário de Gestão Governamental, Paulo Costa.

5G

5G é o nome dado à nova geração de infraestrutura e sinal de internet, que permitirá a conexão entre pessoas e objetos de forma ainda mais ampla. Estima-se que o novo sinal promova uma revolução nas telecomunicações e impactando até mesmo a cadeia produtiva em diversos segmentos. O 5G proporcionará um sinal com maior cobertura, estabilidade e uma velocidade cem vezes maior do que a geração atual.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo