BRK Ambiental/Divulgação

Medicamentos, restos de comida, óleo de cozinha, fraldas, plástico, cotonetes, seringas, cigarros, pedaços de algodão, preservativos, papel higiênico, fio dental, roupas íntimas. Materiais como esses são encontrados diariamente na rede de esgoto de Blumenau e têm o potencial de causar enormes transtornos dentro da sua casa.

Com a expansão da rede de coleta e tratamento de esgoto (43% dos domicílios blumenauenses já são atendidos), muita gente acredita que pode jogar qualquer coisa na privada ou na pia. Grave erro.

Segundo a BRK Ambiental, resíduos sólidos causam entupimentos na rede de esgoto. Na prática, o que pode acontecer é os resíduos retornarem para dentro de casa. Já houve casos em que banheiro, dormitório e cozinha foram invadidos por dejetos.

A rede de esgoto de Blumenau é projetada para receber 99% de resíduos líquidos, por isso, os canos são menores que a tubulação de água pluvial, por exemplo. Mesmo assim, os profissionais da BRK recolhem cerca de 12 toneladas de lixo todos os meses do sistema de tratamento.

Quando recebe visitantes na estação de tratamento, instalada no bairro Fortaleza, uma das principais preocupações da BRK Ambiental é conscientizar os blumenauenses a usar corretamente o serviço e evitar dores de cabeça. Recentemente, servidores da Secretaria Municipal de Educação participaram do treinamento e ficaram espantados com o risco de se despejar lixo no esgoto.

Evandro de Assis

Vilões do esgoto

Entre os principais vilões da rede de esgoto, materiais que frequentemente causam entupimentos, estão o óleo de cozinha e fios de cabelo atirados nos vasos sanitários. O óleo acumulado junto aos fios tende a se solidificar, interrompendo a passagem de líquidos.

Papel higiênico, absorventes, fraldas e toalhas umedecidas formam grandes bolas de lixo no interior dos canos. O resultado é desastroso para o usuário.

Se produtos de higiene pessoal podem gerar verdadeiros desastres domésticos, imagine então chinelos, roupas e utensílios de cozinha. Acredite: todo tipo de lixo vai parar dentro da rede de esgoto.

Medidas simples

– Armazene o óleo de frituras em garrafas plásticas e leve até pontos de coleta ou empresas que o adotam como matéria-prima
– Mantenha caixas de gordura sempre limpas
– Coloque filtros nos ralos para evitar que restos de alimentos e cabelos se acumulem nos tubos
– Não descarte lixo dentro do vaso sanitário

Ficou com dúvida?

Telefone: 0800 771 0001
Website: www.brkambiental.com.br/blumenau

 

Leia também

Tratamento de esgoto: ligação incorreta à rede gera transtornos para toda Blumenau