VÍDEO – Maior navio de transporte de veículos do mundo desembarca 7 mil carros elétricos BYD em Itajaí

Operação com veículos da BYD marca retomada do Porto de Itajaí e reforça logística automotiva em Santa Catarina

O Porto de Itajaí entrou para a história nesta quarta-feira, 28, ao receber o maior navio de transporte de veículos do mundo, o BYD Shenzhen, trazendo 7.292 carros elétricos da montadora chinesa. A embarcação, projetada especialmente para essa rota, faz sua viagem inaugural ao Brasil.

O desembarque das primeiras unidades foi realizado no começo da tarde desta quarta, às 13h, por meio de uma operação do tipo RoRo (Roll-on/Roll-off). Nesse modelo logístico, os veículos entram e saem do navio rodando por rampas, sem necessidade de guindastes ou içamentos. É uma técnica comum em navios específicos para transporte automotivo, que garante agilidade e eficiência ao processo portuário.

O superintendente João Paulo Tavares Bastos afirmou que os mais de 7 mil carros desembarcarão 24 horas por dia, nos próximos cinco dias.

“Isso é um sinal da retomada do porto federalizado. É resultado de muito trabalho. O porto estava abandonado, parado, e agora trazendo essa carga de grande valor agregado, que significa emprego, tributação, recolhimento de ISS para a prefeitura. Muito diferente do que foi dito quando assumimos as operações. É um sinal dos novos tempos, para que o Porto de Itajaí volte a ser um porto cinco estrelas como ele sempre foi”.

Navio com 7 mil carros elétricos chega a Itajaí; assista ao vídeo: 

Impacto econômico e logístico

A operação envolverá cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais, incluindo 10 estivadores e 18 motoristas no desembarque terrestre. Aproximadamente 100 veículos circulam por hora, com caminhões entrando e saindo sem interrupção, enquanto o pátio é monitorado digitalmente e o controle logístico acontece em tempo real.

Além de reforçar a cadeia automotiva e gerar empregos temporários, a operação consolida Santa Catarina como um dos principais hubs brasileiros para veículos eletrificados, fortalecendo o posicionamento estratégico do estado no mercado internacional.

Leia também:
1. Lances por pontos de alimentação da Oktoberfest passam de R$ 1 milhão; veja os vencedores da licitação

2. Vera Fischer passeia por ruas de Blumenau e compartilha: “eu amo minha cidade”
3. Casos de dengue: dados mostram os números registrados semanalmente desde o início do ano em Blumenau
4. Campanha do Agasalho 2025: conheça cinco diferentes iniciativas que mobilizam doações em Blumenau
5. O que diz o alerta da Defesa Civil sobre temporais em SC e queda de temperatura e ventania em Blumenau e região


Veja agora mesmo!

Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo