Mais de 70 mil pessoas ainda não tomaram a vacina contra a gripe em Blumenau

Campanha continua até o dia 1º de junho

Mais de 70 mil pessoas ainda não tomaram a vacina contra a gripe em Blumenau

Campanha continua até o dia 1º de junho

Redação

Até esta terça-feira, dia 8, pouco mais de 36 mil pessoas haviam recebido a vacina contra a gripe influenza na rede pública de Blumenau. De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, o número representa 34% dos 106.641 cidadãos dos grupos prioritários que devem receber a vacina.

Por enquanto, os dados da vacinação apontam maior cobertura entre idosos, com 55% do total previsto, 38% de mães que deram à luz recentemente e 26% gestantes. Os menores índices foram registrados entre trabalhadores de saúde (18%) e crianças (21%).

A imunização contra a gripe seguirá até o dia 1º de junho, de segunda a sexta-feira, em 62 unidades de saúde do município – sete Ambulatórios Gerais e 55 ESFs.

Podem procurar a vacinação gratuita idosos com mais de 60 anos; crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das redes pública e privada; povos indígenas; e portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e cidadãos com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo.

Vacinação contra a gripe em horário estendido

Nesta semana, os sete Ambulatórios Gerais de Blumenau estão com as salas de vacinação funcionando em horário estendido, até às 21h, exclusivamente para a imunização contra a gripe influenza. A medida busca facilitar o acesso à vacinação pelos cidadãos dos grupos-alvos da campanha que não têm disponibilidade para comparecer a uma das unidades de saúde durante a manhã e à tarde.

Além disso, neste sábado, dia 12, será realizado o “Dia D” de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação contra a Gripe, ocasião em que todos os postos de saúde, inclusive aqueles que não possuem sala de vacina, ficarão abertos das 8h às 17h para imunizar as pessoas que têm direito à vacinação na rede pública.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo