Valter Luiz Torresani, 55 anos, é natural de Brusque, mas desde os 10 anos mora em Blumenau. Ele cursou a faculdade de Engenharia Civil na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e fez a pós-graduação em Marketing e MBA na Fundação Dom Cabral.

Há 30 anos, Valter começou uma história de sucesso com a Torresani Empreendimentos Imobiliários, juntamente com seu pai. Em uma conversa bem descontraída na sala de reuniões da sede da empresa – e de portas abertas, como ficam todas as da empresa – conheci um pouco mais da história desse empreendedor que preza pela harmonia da sua equipe em todos os sentidos e que não abre mão dos momentos com a sua família.

Felipe Carvalho/@motirovideo

Vem comigo que te mostro um pouquinho mais dessa herança empreendedora.

Início da trajetória

Desde pequeno, Valter acompanhava o pai nas pequenas construções que ele fazia, e ali nasceu o gosto pela profissão. Após se formar, retornar para a cidade e trabalhar em outras empresas, ele e seu pai resolveram montar a Torresani.

A empresa surgiu justamente em uma época de inflação muito alta e que o financiamento de imóveis dependia basicamente de banco, com o famoso BNH. “Blumenau não tinha muita linha de financiamento e por necessidade de sobrevivência eles começaram a parcelar a venda de apartamentos, na época em 48 meses, porque senão não vendia”.

Felipe Carvalho/@motirovideo

E assim, entregaram o primeiro prédio totalmente vendido, dentro do prazo contratual e totalmente financiado pela Torresani. Em 2019 a construtora entregou o centésimo prédio, numa trajetória de muita persistência e desafios a serem vencidos.

Conselhos de um engenheiro e gestor

Questionado sobre os principais desafios da área de construção, Valter respondeu que “o maior desafio é você estar se adaptando a mudança constante que o cliente tem, com o passar dos anos nossas necessidades vão mudando, como por exemplo: antigamente havia a necessidade de ter um ponto de telefone em cada cômodo, hoje temos praticamente um só para dizer que tem um telefone fixo e é uma coisa que está caindo em desuso”.

Matéria continua após o anúncio

“Com isso, entre o projeto, a construção e a entrega do prédio, a empresa tem que ir se modernizando e se adaptando as necessidades do cliente, de imediato. Além disso, eu considero outro desafio importante, você conseguir que a empresa não envelheça, que ela mantenha a qualidade, sempre inovando, sempre surpreendendo o cliente”, complementa.

Felipe Carvalho/@motirovideo

Acompanhe, um pouco mais do lado pessoal do empresário.

Bate-papo

Hobby: Viajar de moto, pela adrenalina, pelo desafio e é uma forma de meditação também por ter que estar concentrado na hora que você está pilotando.

Valter Torresani por Valter Torresani: Sou muito determinado, quando eu coloco uma meta na minha frente, eu vou atrás e busco ela com bastante determinação e não desisto fácil.

O que sonha ainda em realizar: Aprender coisas novas, talvez uma nova faculdade.

Qual foi o maior desafio da sua vida pessoal: Sempre foi e continua sendo ainda, tentar com que a vida pessoal seja muito mais importante que a empresa.

Um conselho para quem está começando: Não desista fácil, planeje, olhe o mercado, entenda o seu consumidor para poder atendê-lo. Tenha persistência sempre.

Uma curiosidade que ninguém sabe sobre você: Não consigo ficar parado.