Mesmo durante pandemia, Blumenau registrou quase 5 mil novas empresas em 2020

No saldo entre aberturas e fechamentos, cidade teve 2.933 estabelecimentos a mais

O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia de Covid-19 por todo o Brasil. Além da saúde pública, um dos temas mais discutidos desde o início foi a economia do país, incluindo a possibilidade de fechamento de diversas empresas.

Em Blumenau, segundo dados da Praça do Empreendedor, foram abertos 4.638 negócios durante todo o ano, enquanto 1.645 fecharam, tendo um saldo de 2.933, entre empresas ou microempreendedores individuais. Novos trabalhadores autônomos foram 116, contra 219 que pararam de atuar, obtendo um saldo de 103 negativo.

O destaque positivo ficou com o comércio varejista, que abriu 656 negócios durante todo o ano. Os setores da construção (352) e alimentação (154) também tiveram crescimento destacável.

Comparação com anos anteriores

Segundo dados da Praça do Empreendedor em Blumenau, o número de novos estabelecimentos na cidade já vem aumentando ano após ano. Em 2019, por exemplo, foram 4.895 novos negócios (257 a mais que 2020), e em 2018 foram 3.622.

Os números de CNPJs encerrados também não mudaram muito. Em 2019 foram 1.713 estabelecimentos fechados, ou seja, 68 a mais que em 2020. Em 2018 foram 1.050 que fecharam as portas.

Ideia que deu certo

Foto: Luis Kriewall

O setor que mais sofreu durante o ano de 2020 sem dúvidas foi o de eventos, seja o de organização de festas e shows, ou de congressos, feiras, entre outros. O motivo claro é que eles foram fechados ou cancelados devido a pandemia de Covid-19, já que seriam causariam aglomerações.

Diante da situação, a reinvenção precisou acontecer com alguns empresários. Kaiser Novelli e Leonardo Biz são proprietários de uma casa de shows (Ahoy) e uma casa noturna (Factory Antônio da Veiga. E com os dois locais fechados e sem expectativa para reabrir, as contas vão chegando e o dinheiro não entra.

Com a situação complicada, eles colocaram em prática uma ideia que estava sendo estudada há vários anos: explorar o espaço aberto do estacionamento de uma das casas de festas que estão fechadas.

“A gente já pensava em usar o espaço do estacionamento do Ahoy pra isso há bastante tempo. A ideia inicial era trazer shows, festivais e aí ter contêineres com comida e bebida. Sem possibilidade dos eventos, tivemos que mudar. Na realidade, a gente fez três versões de projeto pra esse espaço, mas efetivamos um quarto” explicou Novelli.

Com o espaço amplo, o cumprimento das medidas sanitárias ficaram mais fáceis de serem cumpridas e por isso trouxeram mais segurança aos clientes, que compraram a ideia. Devido a isso, o Backstage – nome do bar – até conquistou em 2020 o prêmio Gustav Salinger de Empreendedorismo, na categoria Comércio.

Investimento na hora errada

Já William Dias é um exemplo de azar no investimento. Ele tinha há anos uma barbearia com 16m² no Centro de Blumenau, que já estava ficando pequena pelo número de clientes fixos e grande movimento. Diante disso, no início de março – antes da pandemia – ele encontrou uma sala muito maior, localizada na rua XV de Novembro, e alugou.

Nessa nova estrutura também funcionava uma escola de barbeiro, que Dias comprou e iria dar aula durante a noite, após o expediente na barbearia.

“Eu e minha mulher decidimos que a gente precisava arriscar, porque tínhamos um ótimo faturamento. Cheguei até dizer pra ela ‘Só dá errado se estourar uma terceira guerra mundial’. E não é que aconteceu quase isso?”, afirmou Dias, fazendo alusão a pandemia.

A barbearia em novo endereço ficou aberta por poucos dias, pois logo surgiu o lockdown e ele teve que fechar. Além disso, ele teve que devolver o dinheiro dos alunos que tinham se matriculado na escola, pois as aulas nem chegaram a começar.

Dias conta que tentou insistir naquele local por quatro meses, entre o abre e fecha dos decretos. Porém, teve que fechar após esse período, por não ter mais como arcar com os custos de um imóvel tão grande e bem localizado.

“Só voltei a abrir a barbearia de novo algum tempo depois, porque achei um novo local, onde o proprietário não me cobrou os três primeiros meses de aluguel”, explicou Dias, que agora possui uma barbearia na rua General Osório, no bairro Velha.

Dias recomeçando em sua nova barbearia. Foto: Arquivo pessoal

Primeiros meses de 2021 começam promissores

Ainda segundo dados da Praça do Empreendedor de Blumenau, durante o primeiro bimestre de 2021, Blumenau já abriu 1.106 novos estabelecimentos, entre empresas e microempreendedores individuais. O número representa um aumento de 20,7% em comparação a 2020, que no mesmo período teve 916 novos negócios.

Em relação a CNPJs fechados, os números mostram que 2021 já teve 300 CNPJs encerrados, dando um saldo de 806 empreendimentos a mais na cidade.

Já em Santa Catarina, segundo dados apresentados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), o saldo é de 25.260 novos negócios no período. O resultado representa incremento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado (18.057).


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