Metropolitano é proibido pela Justiça de participar da Série B do Catarinense por conta de dívidas trabalhistas

Dívidas giram em torno de R$ 800 mil

O Clube Atlético Metropolitano está proibido de disputar a Série B do Campeonato Catarinense de 2025 por conta de dívidas trabalhistas com quatro ex-jogadores e um ex-assessor. A decisão é da juíza Michelle Denise Durieux Lopes Destri, da 2ª Vara do Trabalho de Blumenau. O clube vai recorrer da decisão.

Os jogadores que movem o processo desde 2016 contra o clube são: Negueba, Pink, David Oliveira e Lauro César. O ex-assessor é Sidnei de Souza Batista. De acordo com o advogado dos atletas, Filipe Rino, os valores giram em torno de R$ 800 mil.

O advogado criticou a postura do Metropolitano ao longo do processo e justificou a medida adotada. “Como a própria Justiça citou na decisão: em momento algum, durante todo o processo, a reclamada agiu de forma colaborativa, não demonstrando qualquer intenção em quitar a dívida. O clube seguiu sua rotina, ignorando a situação por quase uma década, utilizando contas de terceiros para movimentar suas finanças, impedindo o andamento da execução. Nunca apresentou, nesse período, nenhuma proposta de acordo ou sequer demonstrou boa vontade em resolver. Infelizmente, tivemos que tomar uma postura firme e solicitar a medida coercitiva, prevista no CPC (Código de Processo Civil), para vermos se agora o clube se apresenta no processo e tenta resolver essa situação”, afirmou.

Metropolitano proibido de disputar competições

A Justiça do Trabalho determinou que o Metropolitano está proibido de participar de competições oficiais organizadas pela Federação Catarinense de Futebol (FCF) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) até que a dívida trabalhista seja quitada.

Além disso, as entidades devem transferir para uma conta judicial qualquer valor que seria repassado ao clube. O Metropolitano também está impedido de inscrever novos atletas.

A decisão foi proferida no dia 14 de maio. A informação foi divulgada primeiramente pelo portal Lance!.

A reportagem de O Município Blumenau entrou em contato com o Metropolitano, que informou que vai recorrer da decisão. Leia a nota oficial do clube.

Série B do Catarinense

A estreia do Metropolitano no estadual está marcada para o dia 31 de maio, contra o Blumenau Esporte Clube (BEC), às 15h, no Estádio do Sesi.

O clube está no seu quarto ano consecutivo na segunda divisão de Santa Catarina. A competição reúne nove equipes, devido à desistência do Internacional de Lages. Os dois primeiros colocados garantirão acesso à elite do futebol catarinense em 2026.

As nove equipes se enfrentarão em turno único. Apenas o último colocado será rebaixado. Os dois primeiros colocados da primeira fase avançam diretamente para a semifinal. Na fase intermediária, o terceiro enfrentará o sexto, e o quarto colocado duelará com o quinto. Os dois vencedores se classificam para a semifinal.

A reportagem também tentou contato com a FCF, mas, até o momento da publicação desta matéria, não obteve retorno.

Leia também:
1. VÍDEO – Pai preso no RJ acusado de sequestrar a filha em Blumenau é solto

2. Confira as novidades da 19ª edição da Fenahabit em Blumenau
3. EM ATUALIZAÇÃO – Quais são as empresas participantes no Dia Livre de Impostos 2025 em Blumenau
4. Obras na ETA 5: saiba qual empresa fará trabalhos de captação, adução e bombeamento de água, em Blumenau
5. Blumenau abre chamadas públicas para contratação temporária de professores


Veja agora mesmo!

Queijo Kochkäse é produzido por família há mais de 20 anos na Vila Itoupava, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo