- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

Ministério da Saúde busca vacina e antiviral contra a varíola dos macacos

varíola

O Ministério da Saúde protocolou junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na noite dessa terça-feira, 23, o pedido de análise da vacina para a prevenção da varíola dos macacos, com a dispensa de registro.

“Na avaliação, a Agência irá considerar as diretrizes regulatórias estabelecidas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 747, de 19 de agosto de 2022, e o fato de a Vacina Vírus Ankara Modificado, vacina jynneos, do fabricante Bavarian Nordic, ter sido avaliada por autoridades reguladoras estrangeiras equivalentes à Anvisa (AREE)”, informou a Anvisa.

A Agência acrescentou que, nessa análise, confirmará se as características essenciais da vacina são as mesmas aprovadas pela AREE, tais como: fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações, contraindicações, posologia, população-alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações.

O processo de avaliação passará pela Comissão Técnica da Emergência Monkeypox, criada pela Anvisa e a decisão final será deliberada pela Diretoria Colegiada da Agência.

Anvisa analisa antiviral

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu do Ministério da Saúde um pedido de análise para o medicamento tecovirimat, da empresa SIGA Technologies para tratamento dos pacientes com risco para desenvolvimento das formas graves da varíola dos macacos.

O prazo da Anvisa é de sete dias úteis. Segundo a agência informou, nesta quarta-feira, 24, todos os esforços serão aplicados na condução do processo de avaliação e decisão.

A decisão final será deliberada pela Diretoria Colegiada da Agência. Antes, porém, a Comissão Técnica da Emergência Monkeypox vai analisar as características essenciais do medicamento e conferir se são as mesmas aprovadas pela Aree, tais como fabricante, concentração, forma farmacêutica, indicações terapêuticas, contraindicações, posologia, população alvo, via de administração e modo de uso, entre outras informações.

Leia também:

Saiba como está Davi, o blumenauense de seis anos que realiza tratamento com canabidiol
Blumenau tem 10 homens e cinco mulheres como postulantes à Câmara Federal; confira os perfis
De botão do pânico a psicólogos nas escolas, Câmara Mirim tenta efetivar projetos em Blumenau
Homem é condenado por cometer abusos sexuais e maus-tratos contra cadela em SC
Ministério da Saúde pede liberação de vacina contra a varíola dos macacos

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Siga-nos no Instagram” shape=”round” color=”violet” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-instagram” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.instagram.com%2Fomunicipioblumenau%2F||target:%20_blank|”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Entre no canal do Telegram” shape=”round” color=”turquoise” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-paper-plane” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Ft.me%2Fomunicipioblumenau||target:%20_blank|”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Inscreva-se no canal do YouTube” shape=”round” color=”danger” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-youtube” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fomunicipioblumenau||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]