Moradores podem enviar reclamações à prefeitura de Blumenau via WhatsApp

Novo canal de comunicação aceita receber mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos

Moradores podem enviar reclamações à prefeitura de Blumenau via WhatsApp

Novo canal de comunicação aceita receber mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos

Redação

A Controladoria-Geral do Município (CGM) passa a disponibilizar aos usuários de serviços públicos municipais mais um canal oficial de atendimento. Agora, a Ouvidoria da prefeitura de Blumenau conta com o aplicativo WhatsApp para o recebimento de denúncias, reclamações, sugestões e elogios.

O novo canal funciona pelo número (47) 99769-3773 e, com exceção de chamadas telefônicas, todas as funcionalidades poderão ser utilizadas, seja por meio de mensagens de texto, áudios, fotos ou vídeos.

Para o controlador-geral do Município, Rodrigo Jansen, a adoção da nova ferramenta busca melhorar e facilitar o atendimento à população no que tange as atribuições da Ouvidoria, em especial as demandas por serviços urbanos, possibilitando uma maior aproximação com os cidadãos e o constante aprimoramento dos serviços públicos.

O WhatsApp já é utilizado em Blumenau pelo Procon e pela Praça do Empreendedor.O usuário que optar por fazer o uso da nova ferramenta deverá encaminhar a  manifestação a qualquer momento com os respectivos dados de identificação (nome, CPF ou CNPJ, RG e endereço completo).

Após o recebimento, a Ouvidoria fornecerá como resposta o número de protocolo para o acompanhamento da demanda no sistema de gestão da Prefeitura.

Além do WhatsApp, as demais formas de contato com a Ouvidoria continuam funcionando normalmente: e-mail ouvidoria@blumenau.sc.gov.br; por carta convencional endereçada à Ouvidoria (Praça Victor Konder, 2 – 1º andar – sala 11 – Centro); pelo telefone 156, na opção 1 do menu; ou ainda presencialmente. A Ouvidoria atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h.

Quando procurar a Ouvidoria da Prefeitura

A Ouvidoria é um canal de atendimento exclusivo para reclamações, denúncias, sugestões e elogios. O usuário somente deve recorrer à Ouvidoria quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, sentir-se mal atendido ou deixar de ter seus direitos garantidos.

A Ouvidoria atua para solucionar esses casos, bem como elaborar propostas que contribuam para o aperfeiçoamento dos serviços e a resolução de problemas. Denúncias de irregularidades ou ilegalidades praticadas por servidores municipais, como descumprimento de obrigações, obtenção de vantagens ou outra situação que possa atentar contra o direito do usuário, também são recebidas pelo órgão. O usuário poderá solicitar que sua identidade seja mantida em sigilo ou, no caso de denúncia, ser realizada de forma anônima.

O controlador-geral do Município, Rodrigo Jansen, reitera que “as solicitações iniciais de serviços devem ser enviadas diretamente aos órgãos responsáveis, e os pedidos de acesso à informação por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC)”.

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