Nomes dos novos secretários da prefeitura de Blumenau virão pelas redes sociais

Mário Hildebrandt mudará colegiado aos poucos e deve divulgar ao estilo do presidente Jair Bolsonaro

Nomes dos novos secretários da prefeitura de Blumenau virão pelas redes sociais

Mário Hildebrandt mudará colegiado aos poucos e deve divulgar ao estilo do presidente Jair Bolsonaro

Evandro de Assis

Na entrevista coletiva em que divulgou a integração de autarquias e fundações à administração direta, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (sem partido), frustrou quem esperava uma lista de nomes de novos secretários. A nova equipe será montada a conta-gotas, de maneira individualizada, e não numa reunião pública.

A coletiva desta segunda-feira, 13, tratou de órgãos, cargos e nomenclaturas de secretarias. Somente um nome foi mencionado, o de Júlio César Pereira, que deixará a Secretaria de Regularização Fundiária e Habitação por razões de saúde. Para além disso, só se ouviram especulações entre os presentes. Do prefeito, nada.

Como fez na reforma administrativa de 2018, quando assumiu o Executivo no lugar de Napoleão Bernardes, Hildebrandt vai escalar o time de secretários aos poucos. Os novos ocupantes de cargos devem ser apresentados, um por vez, via redes sociais, ao estilo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A diferença é que Hildebrandt usa Instagram e Facebook prioritariamente, e não o Twitter.

Esse expediente procura dar maior importância às decisões administrativas em relação à articulação política. Em conversa com jornalistas, Hildebrandt comentou que a imprensa tende a se interessar mais por nomes do que pela organização administrativa da prefeitura.

O projeto de reforma administrativa deve ser enviado à Câmara de Vereadores na próxima quinta-feira, 16.

Eraldo Schnaider/Divulgação

Bastidores

O nome de Ricardo Stodieck foi um dos mais citados nas especulações que sucederam a entrevista coletiva do prefeito. O empresário aglutina os comandos da Secretaria de Turismo e do Parque Vila Germânica, situação que a reforma administrativa formaliza em definitivo.

A mudança reduz a autonomia de Stodieck na Vila Germânica. Hoje, o órgão tem maior flexibilidade para fazer compras e estabelecer parcerias com a iniciativa privada, inclusive na organização de eventos como a Oktoberfest.

A pessoas próximas, Stodieck revelou desconforto com as alterações. Em contato com a reportagem, disse apenas que não há nada decidido sobre a permanência no cargo. Ele volta de férias no dia 22.

Outro cargo com mudança à vista é o de secretário de Trânsito e Transportes (pasta que substitui o Seterb). Marcelo Schrubbe, atual gestor da área, recebeu sondagem para trabalhar no exterior e pode se afastar da administração municipal até o fim do ano.

Mário Hildebrandt já sabe da provável baixa, mas ainda não há certeza sobre quando ela deve ocorrer.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo