Muito além dos hits: confira as músicas mais ouvidas no Spotify em Blumenau

Serviço filtra canções mais executadas por cidade, excluindo sucessos nacionais e internacionais

Muito além dos hits: confira as músicas mais ouvidas no Spotify em Blumenau

Serviço filtra canções mais executadas por cidade, excluindo sucessos nacionais e internacionais

Cristóvão Vieira

As bandinhas e as músicas eletrônicas não saem dos ouvidos dos moradores de Blumenau. Ao menos é o que indica o levantamento das plataformas OpenStreetMap e CartoDB, que mapearam o que mais toca no Spotify dos blumenauenses. O serviço de música digital é o mais utilizado do mundo.

Para ter um resultado mais regionalizado, levando em consideração as peculiaridades de cada cidade, são desconsideradas músicas e artistas que estão fazendo sucesso nacional ou mundial. A lista, portanto, não é um retrato literal das músicas mais ouvidas em Blumenau, mas sim um reflexo do que é particular no município. O levantamento é atualizado a cada duas semanas.

Gauchescas e bandinhas são as mais ouvidas

As músicas das populares bandinhas e gauchescas – como San Marino, Musical JM e Os Serranos -, estão no topo da lista. Das 20 músicas mais ouvidas, nada menos do que 18 canções são destes estilos. A segunda música geral da lista é gaúcha, Além da Vida, do grupo Sorriso Lindo. No total são 19 músicas gauchescas na lista.

O professor e coordenador do curso de Música na Universidade Regional de Blumenau (Furb), Renato Mór, avalia que a lista evidencia a influência da música regional gaúcha em Santa Catarina. “Talvez pelo toque da gaita e o estilo marchinha, este tipo de música também remete muito à cultura alemã, e portanto criou-se esta identidade com os blumenauenses”.

Dazaranha no topo

Banda autenticamente catarinense, o Dazaranha tem a música mais ouvida dos últimos quinze dias: Afinar as Rezas. A canção é uma das mais recentes do grupo e tem uma execução constante nas rádios da região. Embora seja líder, o grupo não conta com mais nenhuma música entre as 100 mais executadas em Blumenau. Músicos gaúchos que moram em Santa Catarina também estão na lista: Vitor Kley (Balneário Camboriú), do hit O Sol, e Armandinho (Itajaí).

Música eletrônica em maior número

Embora não seja o estilo mais ouvido, o gênero musical com mais músicas presentes entre as 100 é o eletrônico. São 36 músicas, dez a mais do que o segundo colocado, o rock. Um movimento de destaque é o interesse por música eletrônicas produzidas por DJs e artistas brasileiros, como Alok e Samantha Machado.

Rock e reggae em alta

Segundo gênero com mais músicas na lista, o rock também tem espaço nas mais ouvidas de Blumenau. São 26 músicas, entre bandas mais antigas, como Engenheiros do Hawaii e Ira!, e mais novas, como Tiago Iorc e Esteban Tavares. O reggae também encontra espaço no Spotify dos blumenauenses: são 11 músicas do gênero ao todo entre as 100 mais ouvidas.


Fonte: OpenStreetMap e CartoDB, com dados do Spotify – 15 e 31 de maio de 2019

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo