Municípios reclamam de atraso na distribuição de medicamentos em SC; Blumenau também é afetada

Situação coincide com mudança de empresa que realiza serviços de logística para o estado

Municípios reclamam de atraso na distribuição de medicamentos em SC; Blumenau também é afetada

Situação coincide com mudança de empresa que realiza serviços de logística para o estado

Jotaan Silva

Catarinenses que fazem tratamentos contínuos com medicamentos de alto custo estão sofrendo com atraso na entrega das doses. A situação iniciou na segunda quinzena de abril e ainda prejudica alguns moradores de cidades do estado, incluindo Blumenau.

O período coincide com a mudança da empresa que realiza os serviços de logística para o governo estadual. A vencedora da última licitação realizada foi a RV Ímola, que iniciou o trabalho no dia 25 de abril.

No dia 4 deste mês, por exemplo, a Prefeitura de Lages emitiu uma nota informando que estava em atraso o recebimento dos remédios de alto custo, que são entregues pelo estado. Na cidade da Serra Catarinense, o problema ocorria na entrega de insulina gulosina e dapaglifozina – usados para tratamento de diabetes – e Levetiracetan – usado em pacientes com epilepsia.

Em outras cidades, há relatos do atraso em medicamentos para tratamentos de HIV e hepatites. Em alguns casos, os pacientes precisaram esperar cerca de 15 dias para voltar a receber os remédios.

Em Blumenau, a Secretaria de Saúde do município informou que não há falta de medicamentos na Farmácia de Alto Custo, porém, que foram registrados alguns atrasos. A Semus informou que está acompanhando esses casos e monitorando a entrega regular dos medicamentos.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, que informou que tem ciência da situação, mas que as correções estão sendo feitas. Ressaltou que devido a mudança de empresas houve necessidade de algumas alterações nas agendas, o que levou aos fatos relatados. Confira a nota na íntegra:

Em virtude da transição contratual que ocorreu entre as empresas prestadoras de serviços logísticos, houve a necessidade de realização de inventário geral dos itens armazenados em nosso Centro de Distribuição, o que ocasionou alteração nas agendas de entregas.
Cabe ressaltar que antes do início dos inventários foram realizadas entregas com quantidades superiores as planejadas visando evitar desabastecimentos.
A empresa RV Ímola iniciou a operação logística no dia 25/04/2022 e até a presente data está trabalhando para colocar nossas agendas em dia. Cabe informar ainda que diariamente estamos atendendo todas as emergências além de inúmeras entregas por todo o Estado.
Considerando a situação relatada, solicitamos que caso sua Unidade, Regional ou Município estejam com algum item crítico ou emergencial para abastecimento que encaminhem a solicitação para que possamos atender o mais rápido possível. Em breve estaremos com as agendas normalizadas.

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