César Wolff

César Wolff é advogado e professor da Furb. Foi presidente da subseção Blumenau da Ordem dos Advogados do Brasil entre 2010 e 2015.

“Não há garantias de que a duplicação da BR-470 será concluída nos próximos dois anos”

Colunista comenta preocupação com a continuidade das obras na região

A BR-470 e o futuro do Vale

Tem sido angustiante a espera pela duplicação da BR-470 nos quatro lotes que abrangem os trechos entre Navegantes e Indaial. Estima-se que ainda precisarão ser investidos algo como R$ 1 bilhão para a conclusão, mas o orçamento deste ano não ultrapassa 10% desse montante.

Não há absolutamente nenhuma garantia de que nos próximos dois anos serão concluídas as obras, como previsto pelo governo federal. Por isso, o Vale do Itajaí precisa fazer suas contas e definir as estratégias.

Eleger a concessão da BR-470 à iniciativa privada é medida urgente e já deveria estar sendo cobrada nos gabinetes de Brasília. Só assim se garantirá o cumprimento dos prazos e, também e não menos importante, a devida manutenção.

São duas décadas de espera e falta de convergência de nossas lideranças políticas no Vale do Itajaí. As consequências nefastas do atraso na duplicação já foram medidas, anunciadas e proclamadas por todos, tendo gerado todo o tipo de constrangimento à classe política, mas pouca ou nenhuma solução pública.

Maior economia do Vale do Itajaí, cabe à cidade de Blumenau liderar esse projeto junto aos demais municípios. Ao que tudo indica, a própria sociedade já se convenceu da conveniência da participação do capital privado nos serviços públicos, na medida em que parece te sido bem recebido o pacote de concessões anunciado pelo prefeito Mário Hildebrandt.

Então, que se aproveite esse ambiente favorável e resolva-se, em definitivo, a principal via de acesso ao Vale do Itajaí.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo