Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Novas ferrovias em Santa Catarina: Carlos Moisés confirma licitação para projetos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Novas ferrovias em Santa Catarina: Carlos Moisés confirma licitação para projetos

Raul Sartori

Nos trilhos
Modal que foi irresponsavelmente desprezado em Santa Catarina, e que agora se revela tão necessário diante dos custos dos combustíveis, o ferroviário está retomando os trilhos. O governador Carlos Moisés autorizou o lançamento de dois editais de licitação para projetos que criam o Corredor Ferroviário Catarinense, que ligará Chapecó a Correia Pinto, com 319 quilômetros de extensão, e a nova Ferrovia Interportos, entre Itajaí e Araquari, com 72. Moisés também persegue outro projeto, de uma nova rodovia de 145 quilômetros de extensão, entre Joinville e Biguaçu, na Grande Florianópolis, com três faixas de rolamento em cada sentido e orçada em R$ 6 bilhões.

Água ruim
De estarrecer o resultado de estudo da Fundação SOS Mata Atlântica, divulgado ontem, Dia Mundial da Água: apenas 7% dos rios da Mata Atlântica apresentam água de boa qualidade. Os dados foram obtidos entre janeiro e dezembro de 2021 por 106 grupos voluntários de monitoramento. Foram feitas 615 análises em 146 pontos de coleta de 90 rios e corpos d’água de 65 municípios em 16 estados do bioma, dentre eles SC.

Evasão escolar
De agosto a dezembro do ano passado 27 mil estudantes de SC de todas as etapas da educação básica e em todas as redes, deixaram de frequentar as aulas, conforme levantamento do Programa de Combate à Evasão Escolar (Apoia) do MP-SC que, num esforço notável e integrado com outras organizações, foi buscá-los de volta. Já conseguiu a metade até agora.

Violência política
O simples fato de existir tal iniciativa causa repugnância. Está para ser votada na Câmara dos Deputados proposta de emenda constitucional cujo artigo 3º anistia ampla e irrestritamente os partidos políticos que não cumprirem o que determina a lei 9.504/1997, sobre o mínimo de 30% para candidaturas de cada sexo, regra conhecida como “cota de mulheres”. Que retrocesso!

Diferenças
Apesar de bombeiros terem se oferecido para apagar o incêndio, o desembargador Fernando Carioni deixou a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de SC há dias, um tanto chateado com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luis Roberto Barroso. A separá-los está, principalmente, a urna eletrônica.

Incerteza
Não só vários ministros de Bolsonaro têm futuro político incerto às vésperas do prazo para deixar seus cargos, se pretendem concorrer às eleições. No segundo escalão também há incertezas. Uma delas envolve o secretário nacional da Pesca, Jorge Seif Junior, queridinho dos Bolsonaro. O presidente até chegou a citar seu nome, ano passado, como um bom candidato a governador ou senador por SC. O estranho é que há meses Seif parece submerso, tanto administrativa quanto politicamente.

Museu da Cerveja
De acordo com os novos administradores do espaço, dentro de 100 dias o belo Museu da Cerveja, inaugurado em 1996 e que fica na Rua XV de Novembro, em Blumenau, voltará a receber público, após passar por processo de alinhamentos com órgãos governamentais. Terá 300 m2 de área de exposição.

Novo
O partido Novo anuncia para este sábado, em Joinville, o pontapé inicial da sua campanha de 2022. Apresentará seus candidatos a deputado estadual e federal, com presença do seu presidenciável, Felipe D’Ávila, e dos deputados federais Marcel Van Hattem e Tiago Mitraud.

Nova escolha direta
A OAB-SC manterá a escolha direta pela advocacia no terceiro processo para formação de lista sêxtupla à vaga de desembargador pelo mecanismo do quinto constitucional. Abriu inscrições, até 19 de abril, para vaga de desembargador no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-12), decorrente da aposentadoria da desembargadora Lília Leonor Abreu. Para a presidente da seccional o regramento deu mais transparência, isonomia e inovação ao processo, permitindo que a lista sêxtupla efetivamente seja resultado da escolha da classe, assegurando a sua ampla participação.

Virada
A virada partidária e ideológica do senador Dario Berger começa a chamar a atenção da mídia. O portal de Veja diz que em SC Lula faz um “vale-tudo’ para derrotar o bolsonarismo, tendo Berger (ex-PFL e ex-PSDB) como possível líder de uma frente de esquerda. Para lembrar: SC foi o segundo estado que percentualmente mais deu apoio a Bolsonaro em 2018, com 76% dos votos válidos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo