Novo projeto de sede própria da Câmara de Blumenau gera debate na primeira sessão do ano
Encontro foi realizado nesta terça-feira, 4, e marcou o início dos trabalhos do presidente Ito
A primeira sessão do ano na Câmara de Blumenau ocorreu na tarde desta terça-feira, 4, e reuniu lideranças políticas e a comunidade e ainda debateu a nova sede do Legislativo blumenauense. Os 15 vereadores, que foram eleitos em outubro de 2024 e empossados em janeiro, terão mandato até 2028.
O prefeito Egídio Ferrari esteve presente na sessão da Câmara desta terça-feira, assim como a vice-prefeita Maria Regina, e alguns secretários. Uma das expectativas para a primeira sessão do ano era a definição do nome que será o líder de governo no Legislativo. No entanto, o prefeito ainda não anunciou qual será o nome escolhido para representá-lo na Câmara.
Sede própria da Câmara de Blumenau
O presidente do Legislativo pelos próximos dois anos, Ailton de Souza, o Ito (PL), disse que dará sequência ao trabalho realizado na Câmara e que vai honrar os votos que recebeu para a presidência.
“Talvez consigamos tirar do papel o sonho de sede própria. O prefeito, hoje, mais uma vez, sinalizou positivamente. Vamos dar sequência para mostrar que vamos conseguir economizar”, pontua.

O vereador ainda apresentou um requerimento para o Executivo questionando se o imóvel, localizado na rua Capitão Santos, no bairro Garcia, poderia ser transferido para a Câmara de Vereadores para se tornar a sede do Legislativo. O requerimento foi aprovado por 13 votos, mas gerou debate na sessão.
Marcelo Lanzarin (PP) destacou que cada presidente que assume o Legislativo vem com um novo projeto para a sede própria da Câmara. No entanto, salientou que é necessário sair do aluguel.
Alexandre Mathias (PSDB) também defende que é importante que o Legislativo saia do aluguel. No entanto, ele diz que o prédio em questão, apresentado como alternativa para solucionar o problema, era destinado para ações da Secretaria de Educação, entre elas a sede da pasta. Ele ainda teme que isso possa acabar em algum imbróglio jurídico.
Almir Vieira (PP), que foi presidente da Câmara no último biênio e defendia a construção de uma estrutura no Centro Histórico, diz que entende a economicidade que o novo presidente quer promover. No entanto, defende que a Câmara deve estar localizada em um local acessível para que a comunidade possa participar.
Adriano Pereira (PT), também afirmou que defende que a Câmara saia do aluguel, mas afirmou que já existe um terreno que foi comprado e que já foi feito um pré-projeto da nova sede, Além disso, falou que uma reforma pode ser mais cara do que uma construção e sinalizou que teme que o imóvel esteja na cota de enchente.
Jovino Cardoso (PL) decretou que vota contra o requerimento e afirmou que a sede deve ser construída no terreno que já foi adquirido com o projeto que já foi realizado, no Centro Histórico de Blumenau.
Diego Nasato (Novo) avalia que pode ser mais barato pagar R$ 87 mil de aluguel do que tirar do papel o projeto de uma sede própria, que custaria cerca de R$ 30 milhões. Ele defende que é preciso fazer uma discussão mais técnica sobre o assunto para avaliar o real valor da economia que pode ser proporcionado.
Trabalho em harmonia
Ainda no início da sessão, o prefeito Egidio destacou o que espera da relação entre o Executivo e o Legislativo.
“Estou plenamente convencido de que o Executivo e o Legislativo, ao trabalharem em harmonia, respeitando sua independência mútua, mas sempre guiados pelo propósito comum de melhorar a vida das pessoas, serão capazes de construir a partir de hoje um presente sólido e um futuro promissor para Blumenau e nossa gente. Me comprometo em estabelecer uma relação baseada no diálogo, com respeito institucional, e na busca por soluções que atendam de forma verdadeira e transparente aos reais interesses da sociedade”, ressaltou o prefeito.
Ele acrescentou ainda que somente com o trabalho conjunto da Prefeitura e da Câmara é que Blumenau poderá continuar avançando em projetos e iniciativas que geram emprego, renda, crescimento, inclusão e qualidade de vida à população.

Definições das bancadas
Bancada do PL
Flavinho – líder
Jovino Cardoso – vice-líder
Bancada do Novo
Diego Nasato – líder
Bruno Win – vice-líder
Bancada do PP
Almir Vieira – líder
Marcelo Lanzarin – vice-líder
Bancada da Federação PSDB/Cidadania
Bruno Cunho – líder
Alexandre Mathias – vice-líder
Bancada PT
Adriano Pereira – líder
Jean Volpato – vice-líder
Bloco Parlamentar
PL, Novo, Podemos, Republicanos, União Brasil, PSD
Silmara Miguel – líder do bloco parlamentar
Cristiane Loureiro – vice-líder do bloco parlamentar
Leia também:
1. O Município Blumenau abre vagas para gerente comercial e executivo de vendas
2. Identificados pai e filho encontrados mortos dentro de banheiro em Ascurra
3. GALERIA – Edifício residencial no Centro de Blumenau é demolido
4. Câmara de Blumenau terá primeira sessão do ano nesta terça-feira
5. Homem é preso por tentar acerta botijão de gás em sua companheira, em Blumenau
Veja agora mesmo!
Casarão de Willy Sievert conta com detalhes projetados a mão pelo empresário blumenauense: