Número de acidentes no trânsito de Blumenau cai 21% no primeiro trimestre de 2018

Levantamento da Guarda Municipal de Trânsito foi informado durante reunião da Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de Mobilidade Urbana

Número de acidentes no trânsito de Blumenau cai 21% no primeiro trimestre de 2018

Levantamento da Guarda Municipal de Trânsito foi informado durante reunião da Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de Mobilidade Urbana

Redação

Houve uma redução de 21% no número de acidentes no trânsito de Blumenau no início deste ano. O dado foi informado pelo chefe da Guarda Municipal de Trânsito, Jailson Rogério Candido, durante uma reunião da Frente Parlamentar em defesa de políticas públicas de Mobilidade Urbana de Blumenau.

Nos três primeiros meses de 2017 foram registrados 1.185 acidentes, sendo 85 vítimas. Já em 2018, o número diminui para 940 acidentes e 65 vítimas. Ainda de acordo com Candido, as mortes em acidentes também estão menos frequentes:

“O número de óbitos nestes três primeiros meses de 2018 é de três pessoas. Nós vamos trabalhar para que o número de óbitos seja zero”, afirmou.

Durante o encontro na semana passada foram discutidos assuntos relacionados à segurança no trânsito e o início das ações do Movimento Maio Amarelo. O próximo mês é de conscientização sobre mortes e feridos no trânsito. Para isso, haverá circuito de palestras em universidades, escolas, centros de educação infantil e unidade de saúde.

“Nós vamos ter ações mais voltadas ao pedestre, que é a parte mais frágil do trânsito. Assim como os motociclistas que trabalham realizando tele entregas”, explicou o educador social, Marco Rebello. De acordo com ele, inúmeras ações serão desenvolvidas. Uma delas será a de visitar empresas que trabalham com tele entrega e que muitas vezes prometem a a chegada do produto em um curto prazo de tempo.

A Frente Parlamentar

Autoria do vereador Jens Juergen Mantau, tem a finalidade de firmar parcerias com organizações não governamentais e órgãos e entidades governamentais, para a união de forças necessárias ao enfrentamento dos problemas referentes à mobilidade urbana no município de Blumenau.

Estiveram presentes os vereadores Jens Mantau (PSDB), presidente, e o vereador Professor Gilson (PSD), além do educador social da Escola Pública de Trânsito, Marco Rebello, do chefe da Guarda Municipal de Trânsito, Jailson Rogério Candido e da coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo Fritz Müller, Zilda Rodrigues.

O vereador Professor Gilson cobrou uma atuação mais efetiva da Escola Pública de Trânsito não só no Maio Amarelo, mas em todos os meses do ano. “Da forma como está, ela não está funcionando. A Escola Pública de Trânsito não tem profissionais suficientes para ministrar palestras e treinamentos. Os educandários pedem, abrem espaço, mas a Escola Pública de Trânsito não tem efetivo”, apontou. Disse que é preciso investir na educação dos futuros condutores. “Temos que educar o jovem de hoje para que ele não se torne um mau condutor no futuro”, explicou.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio