“Nunca saiu de Blumenau”: Jorginho Mello nega saída da Central de Emergência dos Bombeiros da cidade e fala sobre plano de modernização

Governador esteve em Blumenau nesta segunda-feira

Durante evento realizado no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, nesta segunda-feira, 2, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, negou que a Central de Emergência dos Bombeiros tenha sido retirada da cidade. A declaração ocorre em meio a críticas de blumenauenses após o serviço ter sido transferido para Balneário Camboriú em 2024.

“Não foi nada no meu governo e não vai. Não foi tirado absolutamente nada daqui. Central 193 nunca saiu de Blumenau. Nós vamos aperfeiçoar, tudo que tem aqui vai ficar”, afirmou o governador ao ser questionado sobre o tema.

De acordo com Jorginho, a modernização do serviço permitirá que atendentes sejam realocados para o combate direto às ocorrências. “Estamos melhorando com tecnologia, para atender muito melhor. Em vez de fazer na planilha à mão, vamos fazer com sistema e vamos disponibilizar pessoas que estão atendendo o telefone para ir para a rua”, explicou.

Apesar da fala do governador, a Central de Emergência 193 do Corpo de Bombeiros Militar foi de fato transferida de Blumenau para Balneário Camboriú em maio de 2024, gerando insatisfação entre moradores, especialmente após o incêndio que destruiu parte de um prédio histórico na rua XV de Novembro.

Jorginho Mello havia anunciado o retorno da Central para Blumenau

Em fevereiro deste ano, Jorginho Mello havia anunciado, em vídeo publicado ao lado do prefeito Egidio Ferrari e do secretário estadual da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, que a Central de Atendimento de Emergência retornaria a Blumenau.

Relembre: Central de atendimento de emergência voltará para Blumenau

Segundo ele, a estrutura foi reorganizada em três regiões: DDD 47, em Blumenau; DDD 48, em Florianópolis; e DDD 49, em Lages.

Na última semana, deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD) teve uma reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff. No encontro, o parlamentar reforçou a cobrança pela reinstalação da estrutura. O deputado destaca que desde maio do ano passado, quando a Central 193 foi transferida de Blumenau para o Litoral Norte, a população do Vale do Itajaí tem enfrentado uma série de problemas no atendimento de ocorrências emergenciais. Entre as principais queixas estão a dificuldade de contato com a central e a demora no envio de equipes, situações que, segundo relatos, têm comprometido a eficiência do serviço e a segurança da comunidade.

Leia também:
1. Homem agride esposa após ela ter se recusado a preparar arroz e maionese, em Blumenau

2. Motociclista cai em ribanceira durante trilha em Indaial e é resgatado por helicóptero da PM
3. Após obras de pavimentação, rotatória da rua Fritz Spernau, em Blumenau, passa por mudanças
4. Homem é preso por agredir companheira no bairro Itoupava Central, em Blumenau
5. Apostas de Blumenau e Indaial acertam a quina na Mega-Sena


Veja agora mesmo!

Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo