O que abre e o que fecha em Blumenau neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador

Órgãos municipais estarão fechados, com alguns serviços essenciais em regime de plantão

O que abre e o que fecha em Blumenau neste feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador

Órgãos municipais estarão fechados, com alguns serviços essenciais em regime de plantão

Redação

Tal como ocorre no Natal e na Páscoa, devido ao feriado do Dia do Trabalhador, em 1º de maio, a maioria das portas do comércio e serviços públicos estará fechada. Porém, nesta segunda-feira, 30, o atendimento é normal em diversos locais.

A Prefeitura de Blumenau estará fechada nos dois dias, já que segunda-feira será ponto facultativo. O expediente volta ao normal na quarta-feira, dia 2 de maio, das 8h às 17h30.

Confira o que abre e o que fecha nesta segunda e terça-feira, dias 30 e 1º:

Defesa Civil: Estará 24h de plantão por meio do telefone 199.

Samae: Estará de plantão para atendimento de emergência no telefone 115 – opção 20. O sistema de Ouvidoria não funcionará neste feriado.

Coleta de Lixo Urbano e coleta seletiva: As coletas ocorrerão normalmente

Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu): Os Museus de Arte (MAB), de Hábitos e Costumes e da Família Colonial funcionarão normalmente no feriado prolongado, das 10h às 16h, exceto na segunda-feira, dia 30, quando estarão fechados para manutenção.

Faema: O Museu Fritz Müller, o Parque São Francisco de Assis e o Parcão ficarão fechados na segunda-feira, dia 30. Na terça-feira, dia 1º de maio, os três locais estarão abertos: o Museu Fritz Müller, das 9h às 13h, com a presença de um vigia; o Parque São Francisco de Assis, das 8h às 12h e das 13h às 16h; e o Parcão, das 7h às 19h, com a presença de vigia.

Departamento de Trânsito: Plantão 24h pelo telefone 153.

Transporte Coletivo Urbano: Na segunda-feira, dia 30, 42 linhas funcionarão com horários reduzidos. Na terça-feira todas as linhas de ônibus circularão de acordo com as tabelas de domingo/feriado.

Área Azul: Os postos de atendimento e o monitoramento não estarão funcionando na segunda e terça-feira. Os cartões que tiverem vencimento para estes dois dias poderão ser pagos na quarta-feira, dia 2, sem multa.

Parque Vila Germânica: Os restaurantes localizados dentro da Vila Germânica vão abrir nesse feriadão prolongado, dias 30 de abril e 1º de maio, das 11h às 23h. As lojas também vão atender o público na segunda-feira, das 10h às 20h, e na terça-feira, das 10h às 18h.

Secretaria de Educação: As escolas básicas municipais e estaduais, e os centros de educação infantil estarão fechados na segunda e terça-feira.

Praça do Cidadão e Ouvidoria: Estarão fechadas durante o feriado.

Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes): Os Cras e os Creas estarão fechados neste feriado. O Centro POP também ficará fechado, mas manterá a abordagem social de plantão pelo telefone 99945-9630. O Conselho Tutelar também estará de plantão pelo telefone 99977-9866. Os abrigos municipais – Amblu, Casa Eliza, Nossa Casa 1 e Nossa Casa 2 – atenderão normalmente.

Secretaria de Promoção da Saúde (Semus): Segunda e terça-feira, as unidades da rede municipal de saúde, como os AGs, as ESFs, a Policlínica, o Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira e o Cedap, estarão fechadas. Neste período, em casos de urgência ou emergência, a população deve procurar os serviços de pronto atendimento dos Hospitais Santa Isabel, Santo Antônio ou Misericórdia. O Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (Cepread) manterá um veterinário em regime de plantão, para situações de urgência e emergência, pelo telefone 99169-6343. Na quarta-feira, dia 2, todos os serviços voltam a atender normalmente.

Supermercados e lojas: De acordo com a convenção coletiva da categoria, o comércio de rua e supermercados de Blumenau estarão fechados nesta terça-feira. Na segunda-feira o atendimento deve ocorrer normalmente.

Shoppings: Na segunda-feira, 30, atendimento normal. Na terça, todas as lojas dos três maiores shoppings da cidade estarão fechadas, mas a praça de alimentação ficará aberta das 10h às 22h.

Rede bancária e cooperativas de crédito: Os bancos abrem normalmente nesta segunda-feira. Na terça estarão fechados.

Serviços estaduais: Serviços como os oferecidos pelo Instituto Geral de Perícias, responsável pela produção de identidades, pelo Detran e pelas delegacias não serão prestados nesta terça-feira, 1º. Emergências serão atendidas pela Central de Polícia (rua Emma Freygang, 87, no Garcia) e a Delegacia de Polícia de Proteção à Mulher, à Criança e ao Adolescente.

Restaurantes: Cada estabelecimento terá a opção de abrir ou não nesta terça-feira.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio