Getty Images

Eu quero que o meu bebê durma a noite toda!

Se há um consenso entre os pais, é o desejo de que os filhos durmam a noite toda. É unânime!

Mas o que realmente significa dormir a noite toda para você?  Deitar-se na cama, adormecer tranquila e naturalmente e despertar somente no dia seguinte e com muita disposição? Que maravilhoso!

E o que seria dormir a noite toda, para os bebês e crianças? Agora ficou complexo, mas explico.  Primeiramente entender que o sono amadurece conforme o bebê se desenvolve neurologicamente é o mais importante. Entender que o sono deles é diferente do adulto, é outro ponto. E saber o que esperar de cada faixa etária, para que não se crie expectativas inatingíveis em relação ao assunto, evita frustrações.

“Mas Helô, eu já vi bebês bem novos dormirem a noite todinha…”. Acredito, mas são raros os casos, não é o padrão, entende?

Nesses momentos é quase impossível controlar as comparações não é? Também entendo. Mas entender que cada criança possui uma necessidade diferente uma da outra é permitir que você realmente “olhe” para a necessidade da sua criança, tendo expectativas reais.

Veja o que é esperado para cada faixa etária:

• Recém-nascido a um mês: despertam diversas vezes durante a noite, não há padrão algum nessa fase. Alguns podem acordar de hora em hora, e outros podem esticar até umas duas ou três horas de sono.
• 2 a 3 meses: a partir da oitava semana o bebê pode começar a dormir por oito ou nove horas durante a noite (não seguidas, despertando assim para mamar). Com três meses o bebê já produz a própria melatonina.
• 4 a 6 meses: após o salto de desenvolvimento do quarto mês, há um grande desenvolvimento neurológico do bebê, onde seu ciclo de sono começa a se tornar parecido com o do adulto. O sono ganha mais alguns estágios. O bebê pode dormir dez horas durante a noite (não seguidas, despertando assim para mamar).
• 7 a 9 meses: alguns bebês já conseguem dormir de 10 à 11h seguidas ou não à noite. Dependendo de como se estabelece a introdução alimentar e demais hábitos.
• 9 a 12 meses: se bons hábitos estiverem presentes na vida do bebê, ele pode sim, dormir 10 à 12h de sono noturno, alguns sem mamar e sem despertar.

Isso é dormir bem para as crianças, lembrando sempre que amamentação e sono saudável são perfeitamente possíveis. E para que isso seja possível, a família precisa proporcionar pelo menos 3 fatores: equilíbrio na rotina, equilíbrio emocional e bons hábitos em geral. Não se esqueça de que o exemplo começa por você!

E sua criança dorme bem?