Obras de duplicação da BR-470 cercam Parque das Itoupavas e impedem abertura

Futura área de lazer está cercada de caminhões, máquinas e barro

Obras de duplicação da BR-470 cercam Parque das Itoupavas e impedem abertura

Futura área de lazer está cercada de caminhões, máquinas e barro

Redação

A duplicação da BR-470 se tornou o mais novo problema para a inauguração do Parque das Itoupavas. Desde fevereiro, quando deveria ter sido entregue à comunidade, a obra vem sendo postergada, e agora já não há mais data de inauguração prevista.

Máquinas e caminhões cercam o parque desde que foi liberado o início da terraplanagem para construção do novo viaduto da Mafisa e túnel da rua 1º de Janeiro. Há enormes quantidades de terra sendo deslocadas e parte do estacionamento do parque vem sendo usada.

Segundo o prefeito Mário Hildebrandt, o município espera que o consórcio responsável pelos trabalhos de duplicação envie o projeto de execução para entender o quanto os serviços impactarão no acesso ao parque:

“Nós estamos preocupados em abrir o parque numa situação de obras ali na frente. A situação de risco é muito grande, principalmente para as crianças. Nós estamos analisando e esperando o projeto para ter uma avaliação melhor do que faremos. Já era para [o projeto] ter chegado”, explicou.

O parque das Itoupavas se encontra ao lado da BR-470 e da rodovia Dr. Pedro Zimmermann, ambas com forte circulação de veículos pesados e sem muitas opções seguras de acesso, como ciclovias, ciclofaixas ou faixas de pedestre. Somente após a conclusão do túnel da 1º de Janeiro as condições de acesso melhorariam.

Aditivos, chuva, acabamento

As obras da BR-470 representam só mais um empecilho à execução do parque das Itoupavas. A obra já foi adiada devido a divergências no projeto e na execução, que levaram a aditivos financeiros, e às chuvas do verão e início de outono.

Segundo a prefeitura, faltam acabamentos no interior do parque. Também há uma etapa burocrática a ser vencida. A prefeitura ainda não deu o “aceite” à empresa responsável, uma sinalização oficial de que a obra entregue está de acordo com o que foi contratado.

O parque

O Parque das Itoupavas terá 14 mil metros quadrados. Contará com Playground, área de convivência, pista de caminhada, ciclovia, ciclofaixa, pista de skate infantil, academia para terceira idade, quadra de vôlei, quadra de futebol, cancha de bocha, mirante, além de um espaço para manifestações culturais.

Para que as pessoas possam entrar em contato com a natureza, terá um bosque para piquenique, pomar e uma horta. O espaço também oferecerá bicicletário, estacionamento, serviço gastronômico e banheiros.

O investimento na obra é de quase R$ 4 milhões, com auxílio estadual do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo