Obras dos viadutos da Mafisa e do Badenfurt vão durar três anos

Dnit assinou a ordem de serviço para começar obras de duplicação em dois gargalos do trânsito do Vale do Itajaí

Obras dos viadutos da Mafisa e do Badenfurt vão durar três anos

Dnit assinou a ordem de serviço para começar obras de duplicação em dois gargalos do trânsito do Vale do Itajaí

Julia Schaefer

Em 2020 os motoristas do Vale do Itajaí terão a BR-470 duplicada, com viadutos construídos em dois dos principais gargalos da rodovia: o acesso à Itoupava Central e o acesso a Pomerode. Segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Ronaldo Barbosa, se o tempo ajudar e os repasses federais forem constantes, é possível concluir o trabalho em menos de três anos.

Barbosa esteve no Centro Empresarial de Blumenau nesta segunda-feira, 19, para assinar a ordem de serviço das duas obras, viabilizadas depois que áreas do entorno foram desapropriadas, no ano passado. O evento foi prestigiado por políticos e empresários catarinenses.

Julia Schaefer

As obras de terraplanagem já começaram na região da Mafisa. Porém, os viadutos propriamente ditos começarão a ficar visíveis a partir do mês de maio, segundo Barbosa. Serão necessários R$ 50 milhões para concluir os dois complexos viários. Para este ano, há R$ 27 milhões disponíveis. Confira neste link como ficarão as estruturas.

Rua Bahia

Na mesma ocasião, o prefeito Napoleão Bernardes assinou a ordem de serviço para o início das obras na rua Bahia, um dos acessos ao futuro viaduto do Badenfurt. A readequação da rua Bahia tem investimento de aproximadamente R$ 10 milhões, dos quais R$ 8,5 milhões financiados pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o restante de contrapartida da prefeitura de Blumenau.

Ainda no decorrer do mês começa a ser feita a montagem do canteiro de obras, que estarão concentradas no trecho de 3.885 metros da rua Bahia, entre a Ponte do Salto e o Complexo do Badenfurt.

Frases

“O impacto das obras ao trânsito da Mafisa será muito aquém do que eu imaginava”
Ronaldo Barbosa, superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Santa Catarina

“Queremos que as obras ocorram com a mesma velocidade em que são arrecadados impostos”
Avelino Lombardi, presidente da Associação Empresarial de Blumenau

“Queremos trazer o ministro dos Transportes para que ele possa entender o desafio que é a BR-470”
João Paulo Kleinübing (DEM), deputado federal

“Fizemos uma tabelinha para viabilizar esses novos acessos do município. Temos pontos, de fato, muito crônicos nos dois locais”
Napoleão Bernardes (PSDB), prefeito de Blumenau

“Brasília muitas vezes acha que a nossa região é rica, e que aqui tem dinheiro sobrando”
Jean Kuhlmann (PSD), deputado estadual

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