Obras na ETA 5: saiba qual empresa fará trabalhos de captação, adução e bombeamento de água, em Blumenau

Nova ETA terá capacidade para tratar até 300 litros de água por segundo e deve beneficiar cerca de 150 mil moradores

As obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) 5, no bairro Salto do Norte, seguem em andamento e já alcançaram 52% de execução. A construção atingiu uma nova etapa: a definição da empresa responsável pelas estruturas de captação, adução e bombeamento de água.

O Consórcio ETA V, formado pelas empresas AGR Engenharia, Enfil S.A. e Calcar Construções Ltda., venceu a licitação com uma proposta de R$ 26.032.479,60. A ordem de serviço foi assinada no dia 12. Técnicos do consórcio e do Samae ajustam os detalhes finais do projeto e do plano de trabalho.

Detalhes das obras na ETA 5

Diversas frentes atuam simultaneamente na construção. A terraplanagem está quase concluída, e os trabalhos de drenagem continuam. Já foram finalizadas as bases das principais estruturas, como floculadores, decantadores, filtros, reservatórios de retrolavagem, sistema de regularização de vazão e tanques de contato.

Tanques de grande porte já estão instalados, e seguem os trabalhos de interligação hidráulica e mecânica. Também estão em construção os diques para produtos químicos, a elevatória de água de lavagem, o prédio operacional, a sala de painéis e o edifício dos sopradores.

Próximas fases

As próximas fases incluem urbanização, instalação elétrica, pavimentação, pintura, acabamento e fornecimento de acessórios. Ainda falta a instalação dos instrumentos para dosagem de produtos químicos e dos equipamentos que monitoram a qualidade da água.

ETA 5

A ETA 5 terá capacidade para tratar até 300 litros de água por segundo e deve beneficiar cerca de 150 mil moradores da região Norte de Blumenau, incluindo os bairros Badenfurt, Salto do Norte, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central, Fortaleza Alta e Fidélis.

Leia também:
1. EXCLUSIVO – Assédio moral e sexual: saiba quantas ações trabalhistas Blumenau registrou nos últimos cinco anos

2. GALERIA – Como foi a ação de abordagem social de pessoas em situação de rua em Blumenau nesta quarta-feira
3. Oktoberfest 2025 terá chope artesanal 100% de Blumenau com novo edital exclusivo para cervejarias locais
4. VÍDEO – Câmeras flagram furto de motos e patinetes elétricos em loja de Blumenau
5. Mistério em SC: quem são as vítimas encontradas mortas dentro de carro em chamas em São João Batista


Veja agora mesmo!

Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo