- O Município Blumenau - https://omunicipioblumenau.com.br -

ONG questiona garantias ambientais para construção de prédios ao lado do Parque São Francisco em Blumenau

Está marcada para esta quinta-feira, 16, às 19h, uma audiência pública para discutir a construção de um condomínio ao lado do Parque Natural Municipal São Francisco de Assis, que fica atrás do Shopping Neumarkt, em Blumenau. O fato chamou a atenção do Greenpeace Vale do Itajaí, que iniciou uma campanha para impedir o empreendimento.

Pelas redes sociais, a ONG fez um apelo à comunidade para participar da reunião. Segundo eles, os impactos das obras previstas não foram bem detalhados nos estudos publicados e apresentados até o momento.

“O Parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que existe há 27 anos. Possui vegetação exuberante e bem desenvolvida, abriga centenas de espécies de animais e fungos e recebe milhares de visitantes todos os anos. Muitas espécies encontradas na área estão ameaçadas de extinção, como o bugio-ruivo, o gato-mourisco e a jaguatirica. Além disso, no local recentemente foram descobertas novas espécies de fungos para a ciência (…) O Parque é “vendido” para a população como “A Floresta Atlântica no centro da cidade”, mas os visitantes serão recebidos pelos ruídos e poeira das obras, bem diferente do local calmo que encontramos hoje”, aponta texto publicado pela ONG.

A audiência pública será realizada presencial e on-line. No formato físico, será no Hotel Himmelblau, na rua 7 de setembro, 1415, na sala Hamburgo. Já na forma on-line será pelo Youtube, sendo necessária a inscrição prévia para fazer perguntas e comentários.

A inscrição pode ser feita neste link.

O projeto

O projeto, criado pela Guter Engenharia de Solo – EIV Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, prevê a construção de três prédios, sendo dois residenciais com 20 andares e 66 metros de altura cada, e um comercial com oito pavimentos e 25 metros de altura. Ao todo, o empreendimento prevê área construída com mais de 32 mil metros quadrados.

Apesar da audiência marcada para esta quinta, a pauta é antiga e vai e volta desde os anos 90. Um condomínio já foi cogitado para a mesma região, mas acabou não indo para frente após licenças.

O projeto atual também não é novo, já que é discutido desde 2019. Entretanto, após várias questões burocráticas, as novas construções passaram pelo Estudo de Impacto de Vizinhança – que contém compensações ao Parque São Francisco – e agora irá para a etapa de discussão na comunidade.


– Assista agora:
Reitora da Furb conta sobre luta contra o câncer, preconceito no cargo e paixão por natação

[vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Siga-nos no Instagram” shape=”round” color=”violet” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-instagram” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.instagram.com%2Fomunicipioblumenau%2F||target:%20_blank|”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Entre no canal do Telegram” shape=”round” color=”turquoise” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-paper-plane” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Ft.me%2Fomunicipioblumenau||target:%20_blank|”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_btn title=”Siga-nos no Google Notícias” shape=”round” color=”blue” size=”lg” align=”center” i_icon_fontawesome=”fa fa-google” add_icon=”true” link=”url:https%3A%2F%2Fnews.google.com%2Fpublications%2FCAAqBwgKMKiCnQswuYy1Aw%3Fceid%3DBR%3Apt-419%26oc%3D3||target:%20_blank|”][/vc_column][/vc_row]