Operação contra o PCC cumpre 66 mandados de prisão em Santa Catarina

Grupo de Combate ao Crime Organizado desencadeou a operação Encarcerados

Na manhã desta terça-feira, 4, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), força-tarefa composta pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal e Secretaria Estadual da Fazenda, com o apoio da Polícia Militar e Departamento de Administração Prisional, desencadeou a operação “Encarcerados” visando o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em diversas cidades do Estado de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

O foco principal da operação se volta ao combate à facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), e tem como objetivo a identificação e prisão de lideranças e expoentes da organização no território catarinense.

As equipes estão cumprindo mandados em vários domicílios e unidades prisionais de Santa Catarina e outros Estados. A investigação da Promotoria de Justiça Regional de Segurança Pública do Oeste do Estado durou cerca de quatro meses, identificando dezenas de faccionados que atuam no Estado de Santa Catarina.

A investigação também focou na organização, integração das lideranças, gestão de recursos (dinheiro, drogas e armas) e expansão da facção no Estado. Durante o acompanhamento, além da identificação das lideranças, foram obtidas informações acerca de diversos crimes praticados pelo grupo, incluindo identificação de um homicídio no interior do sistema prisional de Joinville e tortura praticada contra uma mulher na cidade de Florianópolis.

Foram expedidos pelo Poder Judiciário 66 mandados de prisão preventiva e 64 de busca e apreensão, sendo para cumprimento em Santa Catarina respectivamente 52 de cada tipo de mandados.

A Operação foi nominada de Encarcerados em razão de que parcela significativa dos investigados se encontram reclusos no sistema prisional. No cenário nacional dez Grupos do GAECO também deflagraram operações similares de enfrentamento às facções criminosas, com diligências em quinze unidades da Federação.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo