Paratletas de Blumenau são convocados para competições internacionais em busca de índices mundiais

Técnico do paratletismo de Blumenau também foi convocado

Paratletas de Blumenau são convocados para competições internacionais em busca de índices mundiais

Técnico do paratletismo de Blumenau também foi convocado

Jotaan Silva

O paradesporto de Blumenau irá representar o Brasil em duas competições internacionais que serão realizadas em maio. Dois paratletas e um técnico foram convocados pela seleção brasileira e vão em busca, além de medalhas, de índices mundiais, em busca de vagas em competições maiores como o Parapan-Americano e mundial em 2023, e Paralimpíada em 2024.

José Alexandre Martins Costa, de 18 anos, irá participar da Gymnasiade 2022, na França, entre os dias 14 e 22 de maio. A competição é o maior evento esportivo escolar do mundo, e será o último do paratleta na categoria escolar.

“Sendo minha última, com certeza já começo a colocar a cabeça no adulto, em índices adultos. Mas tenho muitas lembranças boas do escolar, que foi onde tudo começou, foi a minha base. Se não fossem essas competições, eu não seria o que sou hoje. A convocação para seleção brasileira é um sonho e estou muito confiante para conquistar bons resultados”, afirma José.

José irá disputar a última competição escolar. Foto: Jotaan Silva/O Município Blumenau

O paratleta irá disputar as provas de 100 e 400 metros, na qual já possui um dos melhores índices nacionais, mesmo comparado aos adultos. José, que é pentacampeão brasileiro de atletismo, afirma que além do simbolismo da competição internacional, o evento será também o pontapé em busca de sonhos mais altos.

“Os resultados deste ano, com certeza irão servir como parâmetros e expectativas pro ano que vem, então, eu e meu treinador estamos muito focados no que queremos, e com certeza, acho que a seleção brasileira adulta não vai demorar muito”, crava o paratleta.

José está em busca do índice para a Paralimpíada 2024. Foto: Jotaan Silva/O Município Blumenau

O treinador de José é Felipe Mendes, de 24 anos. Apesar da pouca idade, ele atua com o paradesporto há 12 anos, desde os 12 de idade. Em Blumenau ele está há um ano e já conquistou a convocação para a seleção brasileira, onde, juntamente com José, irá para a França.

“O trabalho não é só meu. Tem toda uma equipe por trás, tanto a parte multidisciplinar, com preparador físico, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, e também a parte de gestão, a coordenação. Mas pra mim, sem sombra de dúvidas é a coroação de um trabalho. É o que nós buscamos num nível máximo, não só eu, mas toda equipe”, relata Felipe.

Grand Prix na suiça

Outra paratleta convocada pela seleção brasileira neste mês foi Suzana Nahirnei, de 27 anos, já na categoria adulto. Ela irá participar do Grand Prix em Nottwil, na Suiça, entre os dias 26 e 29 de maio.

A competição é um dos eventos esportivos preparatórios para as Paralimpíadas de Paris, em 2024, além de outras competições como Parapan-Americano e Mundial em 2023. A busca por índices para esses eventos é o que incentiva ainda mais a blumenauense.

“Pra mim representa a conquista de uma vida toda trabalhando pra chegar nesse objetivo. Foi muito emocionante quando eu recebi a notícia da convocação. É o primeiro passo para chegar no auge, no meu maior sonho, que é a paralimpíada”, relatou Suzane.

Suzane é recordista sulamericana e está em busca de índice mundial. Foto: Jotaan SIlva/O Município Blumenau

Programa de Paradesporto de Blumenau

O Programa de Paradesporto é realizado pela Prefeitura de Blumenau através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu). O projeto conta com o apoio da Secretaria do Esporte (SME) e de diversos parceiros da iniciativa privada, que contribuem para sustentabilidade do projeto, desde a iniciação paradesportiva escolar até o alto rendimento. O Programa de Paradesporto de Blumenau tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo