Pesquisa acadêmica realizada em outubro e novembro deste ano apontou O Município Blumenau como o jornal digital acessado com mais frequência na cidade. O trabalho de conclusão de curso de Emerson José, que cursou Jornalismo na UniSociesc, avaliou o comportamento dos moradores de Blumenau e região na leitura de notícias em meios digitais.

Comparado a outros seis jornais digitais e portais pela pesquisa, O Município Blumenau foi avaliado como o favorito de 35,4% dos pesquisados. Para comparação, o segundo colocado (JSC) tem a preferência de 23,3% dos consultados, seguido de 18,8% do terceiro (BJ).

O estudo também analisou os temas favoritos dos leitores, o formato que eles gostam de receber as notícias, as redes sociais que acessam para se manterem informados e a rotina de atualização das novidades. A maioria das pessoas (47,6%) já de adaptou ao formato digital e acessam os sites diariamente. Mais de 26% também afirmou seguir os veículos que gosta nas redes sociais.

Os meios utilizados para acessar as notícias também chamou a atenção. Mais de 94% dos respondentes afirmaram serem usuários do WhatsApp, seguido pelo Facebook (83%) e Instagram (quase 81%). Por último, veio o Twitter, com 26%. Para acessar as plataformas de O Município Blumenau, clique nos nomes das redes sociais. O jornal também tem um canal no Telegram.

A confiança dos leitores no conteúdo de O Município Blumenau também foi destaque na pesquisa. O jornal teve o índice mais baixo de pessoas que “confiam pouco” na comparação com os concorrentes. No quesito “confio muito”, ficou apenas cinco votos atrás do mais votado.

“Eu queria entender o óbvio. Já que estamos em uma era em que tudo é digital e está nas redes sociais, eu queria saber como as pessoas se informam. Por qual plataforma, os sentimentos que elas têm sobre os veículos, se elas confiam no jornalismo blumenauense. Como a partir de agora sou jornalista também, queria compreender em forma de pesquisa como as pessoas se informam”, justificou o pesquisador, que consultou 288 pessoas por meio de formulário online.

Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município Blumenau. Vem muita novidade por aí!

Deixe uma resposta