Pesquisadora encontra documento que marcou reviravolta na vida de Fritz Müller

Manuscrito que será doado ao Arquivo Histórico desencadeou série de acontecimentos que trouxeram naturalista a Blumenau

Pesquisadora encontra documento que marcou reviravolta na vida de Fritz Müller

Manuscrito que será doado ao Arquivo Histórico desencadeou série de acontecimentos que trouxeram naturalista a Blumenau

Redação

O Arquivo Histórico de Blumenau receberá nesta quinta-feira, 24, a doação de um documento inédito sobre um dos mais célebres moradores da cidade, o naturalista Fritz Müller. A historiadora Ana Maria Moraes encontrou na Universidade de Greifswald, Alemanha, o registro de um acontecimento que marcaria a vida do sábio e acabaria por trazê-lo a Blumenau.

O papel manuscrito é um requerimento apresentado por Fritz à universidade onde estudava Medicina. No texto, com data de 21 de outubro de 1848, o naturalista consulta a instituição sobre o protocolo de formatura. Fritz preocupava-se com a menção a Deus prevista no juramento. Ateu irredutível, o que para a Alemanha da época era também uma convicção política, ele desejava que a universidade reconhecesse o direito de suprimir a manifestação de fé do texto.

A resposta negativa da faculdade levaria o naturalista a desistir do diploma, apesar de concluir o curso. As dificuldades pessoais, profissionais e políticas que Fritz enfrentaria a partir da drástica decisão o levaram a emigrar para o Brasil, o que de fato ocorreria em 1852.

“Este foi um divisor de águas na vida dele. Junto desse documento encontramos todos os despachos das pessoas que leram aquilo e deram o seu parecer”, comemora Ana Maria. Todo o material será doado ao Arquivo pelo Instituto Histórico de Blumenau (IHB), ao qual a historiadora é associada.

Para Ana Maria, os estudos existentes sobre Fritz Müller enfatizam mais a obra científica e a relação com o britânico Charles Darwin, autor da teoria da seleção natural das espécies, do que o personagem em si. As circunstâncias em que ele se declarou ateu, em pleno século XIX, e as consequências desse posicionamento, ainda precisam ser melhor esclarecidas.

“Quanto mais informações tivermos a respeito dessa questão, mais a gente vai poder conhecer ele. Nós temos muita informação científica sobre as obras dele, mas esse documento vai ajudar a entender melhor o homem Fritz Müller”, enfatiza.

Lançamento de livro

A entrega do documento ocorrerá durante o lançamento da segunda edição em língua portuguesa de Für Darwin (Para Darwin), único livro escrito pelo naturalista, em 1864. O evento será às 19h desta quinta-feira no Clube 25 de Julho (veja detalhes no fim do texto).

Na obra, Fritz Müller apresenta resultados de observações feitas em Santa Catarina que reforçavam as teorias de Charles Darwin sobre a evolução das espécies por meio da seleção natural.

O trabalho deu origem a uma frequente troca de correspondências entre os dois cientistas, que colaboraram em pesquisas sobre tópicos diversos.

Nesta segunda edição, organizada pelo professor Luiz Roberto Fontes, foram incluídos um índice dos 51 autores citados por Fritz Müller na obra, além de uma autobiografia escrita em 1892 e um inventário da produção científica do naturalista.

Serviço
Lançamento da 2ª edição do livro Für Darwin, de Fritz Müller
Onde: Clube 25 de Julho
Quando: quinta-feira, 24, às 19h
O jantar custa R$ 35

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo