Pesquisadores divulgam relatório e recomendações após primeiro evento-teste de SC

No 5º dia pós-evento, nenhum caso positivo de Covid-19 foi registrado

Pesquisadores divulgam relatório e recomendações após primeiro evento-teste de SC

No 5º dia pós-evento, nenhum caso positivo de Covid-19 foi registrado

Redação

O Estado de Santa Catarina divulgou os resultados do primeiro evento-teste realizado durante a pandemia. A análise foi realizada pelo Grupo de Trabalho de Pesquisadores (GT), formado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

Foi divulgado que todos os participantes foram testados no 5º dia pós-evento, não sendo registrado nenhum caso positivo de Covid-19.

Protocolos

Diversos protocolos foram estabelecidos, como a proibição do consumo de alimentos e bebidas, para que não houvesse necessidade de retirar as máscaras em nenhum momento. Ao final, os participantes foram orientados pelo mestre de cerimônia quanto à saída, de forma a não ocasionar aglomeração.

A participação também exigia um check-in dos participantes, que gerava QR-Code de uma plataforma de rastreabilidade contratada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), contendo os principais dados pessoais para posterior monitoramento através do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

“Os resultados, com as ressalvas destacadas de forma relevante pelos pesquisadores, são positivos. O espetáculo serviu para nortearmos a nossa conduta, pois temos, agora, um diagnóstico, um balizamento, do que podemos retomar. Foi um evento científico, que nos permite ter segurança nos eventos”, disse o presidente da Santur, Renê Meneses.

Recomendações

Como resultado, o GT estabeleceu cinco recomendações para eventos posteriores.

1) Todo o público elegível deve ter esquema vacinal completo;
2) O uso de máscara PFF2 sem válvula é a mais segura para eventos em ambientes fechados. Nessa situação, deve-se contar com sistema eficiente para trocar do ar interno.
3) Higienização dos utensílios de possível uso compartilhado (microfone) com álcool 70%;
4) Garantia de distanciamento físico com cadeiras intercaladas e devidamente sinalizadas, além de redução da lotação máxima para 50%;
5) Impedir o consumo de alimentos e bebidas em ambiente interno, evitando que o público retire as máscaras;
6) Fundamental uma equipe treinada e preparada na orientação e controle dos regramentos sanitários.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo