Pesquisadores lançam o Atlas da Bacia Hidrográfica do Itajaí, depois de 20 anos de estudo

Trabalho tem o objetivo de contribuir com o planejamento das atividades urbanas e rurais, inclusive para o turismo

Pesquisadores lançam o Atlas da Bacia Hidrográfica do Itajaí, depois de 20 anos de estudo

Trabalho tem o objetivo de contribuir com o planejamento das atividades urbanas e rurais, inclusive para o turismo

Redação

Foram 20 anos de pesquisa científica reunindo mais de 14 pesquisadores da Universidade Regional de Blumenau (Furb) e dois da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Todo o trabalho resultou no Atlas da Bacia Hidrográfica do Itajaí: Formação, Recursos Naturais e Ecossistemas.

O material pode ser baixado gratuitamente aqui.

O estudo abrange 47 municípios da bacia do Itajaí. O texto foi elaborado de forma integrada abordando capítulos de geologia, solos, geomorfologia, hidrografia, clima, vegetação, usos e ocupação do solo, fauna e zoneamento ecológico sendo ilustrado por fotografias coloridas, diagramas, tabelas e mapas temáticos.

No prefácio, um dos organizadores do Atlas, professor Juarês José Aumond diz que “o Atlas Bacia do Itajaí veio preencher uma lacuna existente no conhecimento integrado da bacia, tornando-se o primeiro e mais importante conjunto sintetizado de informações técnicas e científicas, necessárias para embasar o planejamento regional e local”, escreveu.

Para o professor Aumond, o Atlas é uma obra destinada aos administradores municipais, regionais, técnicos das várias áreas do conhecimento, estudantes dos mais diversos níveis, professores e pesquisadores universitários e do ensino médio e fundamental.

Ainda de acordo com Aumond, as informações aliadas à cartografia temática constituem um documento de valor histórico, além de uma contribuição ao planejamento das atividades urbanas e rurais, inclusive para o turismo e o ecodesenvolvimento da Bacia do Itajaí, pois facilita a captura de informações e seu cruzamento.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo