Quatro estabelecimentos de Blumenau são fechados por aglomeração

Locais funcionam como bar e casas de festas

Como tem se tornado padrão nos fins de semana catarinenses, o feriadão de Nossa Senhora Aparecida foi mais um em que as redes sociais foram amarrotadas de vídeos e fotos de aglomerações pelo estado. Na Praia do Rosa, por exemplo, foram várias imagens mostrando a lotação.

E aqui em Blumenau não tem sido diferente. Quatro estabelecimentos já foram fechados pela Polícia Militar por estarem realizando eventos com aglomeração. Os locais foram visitados pelos policiais e interditados após denúncias.

De acordo com o tenente do 10º BPM, Nicolas Vasconcelos, eles precisam regularizar a situação e passar por uma nova vistoria da PM para reabrirem. Alguns deles, já voltaram a funcionar.

Em nota, o Governo do Estado também comentou e recriminou situações como essas que estão sendo flagradas por toda Santa Catarina.

“O Estado de Santa Catarina criou uma série de regramentos para atividades sociais e econômicas durante o enfrentamento à pandemia. As imagens de praias lotadas e festas contrariam por completo as determinações das regras sanitárias criadas pela Secretaria de Estado da Saúde, acarretando em risco de novo aumento de casos.

Destaca-se que os últimos boletins registraram aumento considerável no número de casos ativos, o que aumenta o alerta por parte das autoridades sanitárias catarinense. As mesmas portarias que criam as regras para as atividades determinam que a fiscalização deve ser executada pela vigilância sanitária municipal e autoridades policiais”

Casas noturnas ainda não estão liberadas

Cabe destacar que o Governo do Estado divulgou as normas que as casas noturnas no estado devem seguir para reabrirem após o período fechadas por conta da pandemia. Porém, para que sejam autorizados, os estabelecimentos precisam estar em regiões considerados de “risco potencial moderado”.

Porém, em Blumenau e região, a situação atualmente é considerada “Alta”, uma degrau acima da lista, que ainda possui “risco grave” e “gravíssimo”. Por conta disso, estes estabelecimentos ainda não podem realizar festas e eventos desta natureza.

Correção

Diferente do que foi informado pela Polícia Militar mais cedo, as interdições não ocorreram neste feriado. Os estabelecimentos foram fechados em semanas anteriores. Alguns, inclusive, já voltaram a atender.

A PM retificou a informação após questionamento da reportagem. O texto acima foi corrigido.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo