No último fim de semana e nesta segunda-feira, 1, mais três partidos realizaram as convenções estaduais para definir os nomes de candidatos e apoios para a eleição deste ano. Dentre as homologações, cinco blumenauenses tiveram os nomes oficializados como candidatos à deputados e deputadas federal e estadual.

Avante

No sábado, 30, o Avante homologou a candidatura da psicanalista e analista comportamental, Edina Esmeraldino. Ela será a única representante do partido de Blumenau disputando a eleição e buscará uma vaga na Assembleia Legislativa.

“Algumas são candidatas apenas para o partido fechar a cota necessária de mulheres candidatas. Eu tenho um propósito e tenho estudado muito para poder estar preparada para desenvolvê-lo. Independente de ser eleita ou não vou continuar a lutar pelas mulheres e pelos menos favorecidos. Porém, acredito que com um cargo eletivo possa fazer muito mais”, destacou Edina.

Psol-Rede

Também no sábado, 30, a federação Psol-Rede realizou a convenção estadual, onde definiram o candidato ao Senado e 35 nomes para as proporcionais. De Blumenau serão duas candidaturas femininas à estadual.

Uma delas é da escritora, advogada e gerontóloga Rosane Magaly Martins. Militante de esquerda e bastante engajada nas causa feminista, LGBTQIA+ e outras minorias, Rosane tem grande participação em diversos movimentos na cidade e estado. Ela foi candidata a vereadora em 2020 e recebeu 778 votos.

A outra candidatura é coletiva e reúne nove mulheres. Representada pela líder do povo Laklãnõ/Xokleng, Nandjá Schirlei da Rocha, elas pretendem ser o primeiro mandato coletivo da história da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

“A composição chama muita atenção pela ousadia. Ao invés de uma pessoa deputada, são nove co-deputadas que tomam decisões conjuntamente a partir de assembleias populares nos territorios”, destacou nota divulgada pelo grupo de co-candidatas.

PSDB

O PSDB realizou a convenção partidária estadual na noite desta segunda-feira, 1. Apesar de deixar as decisões principais para a convenção da federação com o Cidadania, que será realizada na quinta-feira, 4, foram praticamente oficializadas as candidaturas para proporcional do partido, incluindo duas de nomes bastante conhecidos em Blumenau.

Sylvio Zimmermann é vereador na cidade e já foi secretário de diversas pastas na Prefeitura de Blumenau, tendo como maior destaque a Secretaria de Cultura do município. Também engajado na pauta de tecnologia, Sylvio é candidato a deputado federal.

“É função do deputado federal debater sobre as grandes pautas da nossa nação, mas no meu ponto de vista ele deve estar aento também as demandas dos prefeitos e das grandes cidades que representa. Nossa região precisa urgentemente de um representante em âmbito nacionai. Me preparei para o cargo e coloco meu nome a disposição para representar Blumenau e região”, escreveu Sylvio pelas redes sociais.

Outro velho conhecido de Blumenau é o ex-vereador – eleito seis vezes consecutivas, entre 1996 e 2020 – e ex-diretor de Obras do município, Jens Mantau. Bastante conhecido pelas causas comunitárias, principalmente na região norte da cidade, Mantau será candidato a deputado estadual.

“Nossa cultura, tradição e força de vontade servem de exemplo para o Brasil. Sou pré-candidato para reivindicar junto a Alesc o reconhecimento que nossa regão precisa e merece. Somos um povo trabalhador, valorizamos nossas famílias e temos uma força incrível, presente nos nossos braços, nas nossas mentes e em nossos corações”, escreveu Mantau, anunciando que participaria das eleições.

Outras candidaturas

Na semana passada, outras 21 candidaturas de blumenauenses foram homologadas para as proporcionais. Nove partidos oficializaram os nomes que irão buscar vagas na Alesc e Câmara Federal. Confira aqui a lista.

Além disso, até o momento, dois blumenauenses foram anunciados como candidatos ao governo de Santa Catarina: o promotor Odair Tramontin (Novo) e o ex-prefeito de Blumenau, Décio Lima (PT).