O ex-prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing (PSD) não será candidato em 2022. Ele era pré-candidato a deputado estadual, mas anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira, 30, que irá atuar nos bastidores da eleição, como coordenador da campanha de Gean Loureiro (União) ao governo do estado.

“Assim fico com o coração leve. Depois de disputar 6 eleições, observando o cenário de candidaturas, em especial em Blumenau, acredito que abro espaço para outras lideranças que terão a chance de servir a cidade como Deputado Estadual, cargo que exerci aos meus 30 anos e me trouxe grandes experiências”, escreveu o ex-prefeito de Blumenau nas redes sociais.

Na última eleição estadual, JPK foi candidato a vice-governador na chapa com Gelson Merísio – na época PSD e hoje Solidariedade. Juntos chegaram ao segundo turno, mas não conseguiram bater a “onda Bolsonaro” que elegeu Carlos Moisés.

A última eleição disputada pelo ex-prefeito de Blumenau foi justamente em busca de retomar a prefeitura, em 2020. Também chegou ao segundo turno, mas foi derrotado pelo atual prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

Apesar de não disputar a eleição deste ano, João Paulo ainda pode ser importante e até decisivo na eleição proporcional, apoiando candidatos da cidade – resta saber quem. Aliás, no comunicado postado nesta quinta, ele destacou a importância de Blumenau ter mais deputados eleitos.

“A cidade de Blumenau precisa aumentar a sua força na Assembleia Legislativa e precisa voltar a ter representação em Brasília, elegendo Deputados Federais e isso, sempre fica mais difícil com inúmeras candidaturas como neste momento”, escreveu.