O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está visitando Joinville nesta sexta-feira, 6, onde foi recebido por diversas lideranças da cidade e estado. No compromisso, um manifesto assinado por 121 entidades empresariais catarinenses – incluindo Acib, Sindilojas e CDL Blumenau – foi entregue em mãos ao presidente.

O documento tem como principal intuito pedir que o Governo Federal aceite a proposta do Governo do Estado, em aplicar os R$ 200 – recursos estaduais – nos lotes 1 e 2 da duplicação BR-470, finalizando estas duas etapas da obra.

Atualmente, a proposta encaminhada pelo estado está parada em Brasília, já que o DNIT insiste em apontar que esses recursos também precisam ser aplicados nos lotes 3 e 4. Porém, o governo estadual já sinalizou algumas vezes de que, se a proposta que deram não for aceita, podem retirar os recursos, fazendo com que nenhum lote receba o investimento.

Situação aliás que virou briga política, tendo de um lado o senador Jorginho Mello (PL) – que possui grande influencia no Governo Federal – e do outro o governador Carlos Moisés (sem partido), ambos pré-candidatos ao governo catarinense em 2022.

No documento entregue ao presidente, os empresários fazem diversos apontamentos para contextualizar o pedido. Eles listam atrasos na obra, falta de recursos federais para serem investidos nestes dois trechos, problemas para a realização de desapropriações, entre outros. Na sequência, finalizam com um apelo a Bolsonaro.

“Diante da emergência posta, dos fatos elencados, do impasse político criado em torno da duplicação da BR-470/SC, as organizações signatárias clamam ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; ao Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; ao Diretor-Geral do DNIT, general Antônio Leite dos Santos Filho; que investidos do mais elevado espírito público e patriótico aceitem os recursos do governo do estado para os lotes 1 e 2 da duplicação. São R$ 200 milhões mais que necessários e que podem contribuir de forma decisiva para o bem de Santa Catarina e do Brasil. A parceria precisa dar certo”, diz o trecho final do manifesto.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube