Uma situação um tanto atípica aconteceu pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 13, no Vale do Itajaí. Os perfis oficiais da Prefeitura de Rio dos Cedros e de Ascurra lançaram notas de esclarecimentos tecendo diversas críticas a um vídeo postado e divulgado pelo deputado estadual Laércio Schuster (PSB).

Em Rio dos Cedros, a nota assinada pelo “Poder Executivo de Rio dos Cedros”, afirma que Laércio está querendo capitanear para si créditos por projetos para a cidade dos quais ele não teve nenhuma participação.

“Nos cabe esclarecer que o Nobre Deputado JAMAIS participou de qualquer etapa tanto dos projetos como das interlocuções objetivando angariar recursos para ditos empreendimentos que terão impacto significativo na vida da população rio-cedrense”, diz trecho da nota.

“Informamos que o Deputado Laercio Schuster SEQUER se deu ao luxo de prestigiar o Poder Executivo de Rio dos Cedros, tanto nesta Administração quanto na passada, com sua presença, nesses mais de 03 (três) anos de mandato, embora tenha sido convidado para tanto, inclusive através de comunicações feitas junto à imprensa local, em especial”, diz outro trecho.

Esse em especial chama a atenção, já que no vídeo postado nas redes sociais do deputado – no sábado, 9 de outubro – Laércio critica o governador Carlos Moisés pela falta de visitas e atenção à pequenos municípios do Vale do Itajaí.

Além disso, ele fala sobre os projetos que precisam e não estão tendo a atenção do Governo do Estado. Veja abaixo:

A nota da Prefeitura de Ascurra é menos pesada – mas também com intenção de apontar o deputado como não participativo nas ações do município junto ao estado. Ela comenta sobre um vídeo publicado pelo deputado falando sobre obras de pavimentação dos bairros Ilse e Warnow, ligando os municípios de Ascurra e Indaial.

“A gestão municipal de Ascurra reitera que, até o presente momento, não teve nenhum auxilio do parlamentar nesta demanda”, apontou a nota.

“Desde janeiro deste ano, muitas foram as agendas realizadas em Florianópolis, inclusive com secretários de alto escalão do governo, como o encontro com o Secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, Thiago Vieira (…) Estas agendas foram intermediadas pelo deputado estadual Milton Hobus, grande parceiro na busca por recursos para Ascurra. O deputado Laercio não esteve presente em nenhuma destas reuniões”, complementou.

As discussões e brigas políticas internamente e externamente são comuns, ainda mais em períodos que antecedem eleições e interesses de partidos e possíveis candidatos. Porém, chama atenção a utilização das páginas oficiais das prefeituras para que os “recados” sejam repassados.

Tentei conversar com o deputado Laércio, porém, ele estava em viagem e não pode atender. Por assessoria, fui informado que não vão dar mais pano para uma briga como essa, mesmo discordando do que foi apontado pelas páginas – e a forma, que foi, utilizando as estruturas dos municípios.

Vale lembrar que essa não é a primeira discussão pública do deputado Laércio com prefeitos da região. Há alguns meses a coluna destacou um desentendimento que foi divulgado pelo próprio deputado, afirmando que havia sido proibido de participar de um evento em Timbó, cidade na qual é ex-prefeito.

Aliás, o atual prefeito de Timbó, Jorge Kruger, na qual a relação com Laércio não é nada boa, já foram parceiros políticos – Jorge foi o sucessor do deputado em Timbó em 2016.

Em 2022 o deputado deve se mudar para o Podemos – partido de Mário Hildebrandt para disputar reeleição. Como percebe-se, além do prefeito de Blumenau, Laércio não deverá ter muito apoio de líderes das cidades da região, como teve em 2018.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube