O deputado estadual Laércio Schuster não precisará aguardar até a janela do ano que vem para mudar de partido. A Comissão Executiva do PSB em Santa Catarina decidiu em reunião na noite desta segunda-feira, 18, por unanimidade, encaminhar a desfiliação dele e do deputado estadual Nazareno Martins ambos que já estão acertados com o Podemos.

Com isso, os dois deputados poderão mudar de sigla antes da janela partidária do ano que vem sem perderem o mandato.

“Essa é uma decisão construída sem traumas para o partido e os parlamentares. O PSB precisava sinalizar para a sua militância e também à sociedade catarinense o rompimento definitivo com seu passado recente de incoerências e contradições insuperáveis do ponto de vista político. A atuação e os compromissos desses parlamentares remetem a esse passado”, disse o presidente do partido em SC, Cláudio Vignatti.

PSB voltando as origens

O PSB (Partido Socialista Brasileiro) ignorou por muito tempo o S de socialista em Santa Catarina. Nos últimos anos, aliás, era considerado um partido de centro-direita, liderados por Paulinho Bornhausen – hoje no Podemos. Inclusive elegeu deputados estaduais e um deputado federal com este perfil.

Porém, a saída de Bornhausen em 2019 e a chegada de Vignatti em 2020, confirmou o alinhamento das ideias da executiva estadual com a nacional, de ser verdadeiramente um partido com pautas mais a esquerda. Vignatti se transferiu após ficar por quase 30 anos no PT.

Toda essa mudança fez com que deputados estaduais eleitos pelo PSB, com uma ideia diferente, já não se encaixassem no partido. Bruno Souza preferiu saiu de forma judicial, ainda em 2019, e atualmente está no NOVO. Laércio e Nazareno estão saindo agora para irem para o partido com o mesmo perfil desse PSB de anos atrás e liderado por Bornausen, o Podemos.

Por outro lado, o PSB se aproximou de partidos da ala esquerdista e cogita-se até uma coligação com o PT para as eleições majoritárias do ano que vem.

E em Blumenau?

Com esse retorno as origens, o PSB vem montando os nomes para as eleições do ano que vem também para as proporcionais. Nessa semana será realizada uma reunião do partido em Blumenau para definição de uma direção provisória na região, já pensando também nos possíveis nomes para 2022.

Arnaldo Zimmermann, candidato a prefeito em Blumenau em 2016 pelo PCdoB, é um dos nomes cotados para buscar uma vaga na Câmara dos Deputados. Além disso, outros dois nomes também devem ser trabalhados na cidade para disputar cadeiras na Alesc.

Divulgação

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube