O deputado estadual Ricardo Alba (PSL) vem sendo cobiçado por alguns partidos que já estão trabalhando pelas eleições em 2022. Sem esconder o desejo de se candidatar a deputado federal, Alba já visitou, apenas neste ano, 60 municípios do estado, onde conversou com prefeitos e vereadores.

“Uma região tão importante como a nossa precisa ter um deputado federal, e hoje eu tenho essa intenção, pensando no ano que vem”, afirmou ele à coluna.

O caminho mais próximo é o DEM, partido do ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing e do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. Aliás, Alba afirmou que a proximidade com Loureiro é um dos pontos que o deixa mais perto da sigla.

“Quatro partidos já me procuraram, mas com o DEM as conversas estão mais adiantadas é verdade, até devido a amizade com o Gean. Além disso, a saída do Rodrigo Maia, que deve acontecer, ajuda também, porque era o que enfraquecia”, explicou o deputado estadual.

Caso a mudança seja mesmo efetuada, ela será feita apenas na janela de março e abril de 2022. Alba deve ser mais um a deixar o PSL, que está cada dia mais enfraquecido após saída do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

DEM trabalha na articulação

Na semana passada, a coluna ouviu o presidente do DEM em SC, João Paulo Kleinubing, que está trabalhando na articulação da sigla para o ano que vem. Aliás, há poucos dias ele se encontrou com lideranças de outros partidos para entender os cenários de 2022, tanto pras candidaturas ao governo do Estado, Senado, e deputados estaduais e federais.

Com a grande chance de ter Alba filiado e saindo como candidato a federal, JPK deve ser o principal nome do partido a deputado estadual, num projeto para liderar a Assembleia Legislativa de SC (Alesc). Porém, ele ainda desconversa quando questionado sobre o assunto.

“Hoje sou candidato a ajudar o partido a encontrar os melhores caminhos pro estado. Sobre as eleições ainda falta muito tempo”, afirma o ex-prefeito de Blumenau.

Para majoritária, Gean Loureiro – que hoje é vice-presidente do partido, mas irá inverter as posições com JPK – é o nome mais cotado para sair como candidato a governador. A maior complicação seria ter que renunciar a prefeitura de Florianópólis, na qual ele foi reeleito em primeiro turno em 2020.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube