O vereador Almir Vieira (PP) encaminhou um Requerimento e uma Indicação à prefeitura de Blumenau, relacionados a implantação de “motolâncias” no Samu da cidade. O objetivo, segundo ele, é dar mais agilidade em alguns atendimentos de acidentes com o uso de motocicletas.

“A necessidade se dá pela rapidez e praticidade no atendimento em vítimas de acidentes com traumas, acidentes cardiovasculares e acidentes cerebrovasculares que muitas vezes precisam de atendimento mais urgente possível para sobreviverem. A Motolância nos traz essa rápida locomoção, levando cerca de 3 a 5 minutos a menos do que a ambulância para chegar ate a vitima”, destaca a justificativa da Indicação.

Lucas Prudêncio/Câmara de Vereadores de Blumenau

Como se trata de algo que geraria custos ao município, o vereador não pôde apresentá-lo em forma de projeto, porque seria considerado inconstitucional. Desta forma, em um Requerimento ele questionou ao município se já existe algum estudo para contratação de motolância.

No mesmo documento, ele aponta que caso a resposta seja positiva, que lhe seja encaminhado um parecer sobre o andamento da contratação. Já em caso de resposta negativa, ele solicita que o projeto seja efetuado.

À coluna, o vereador afirmou que, caso as respostas não sejam boas, ele irá insistir no tema, o colocando em discussão novamente até em forma de anteprojeto “para fazer uma pressão” ao município.

As motolâncias já existem em diversos estados do país, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Alagoas, Ceará e Pernambuco. Nestes locais, os veículos são conduzidos por auxiliares e técnicos de enfermagem, que podem prestar os primeiros socorros, como desobstrução de vias aéreas, além da avaliação de pacientes acidentados.

Segundo Almir, a ideia de implantar a motolância em Blumenau veio de conversas que ele teve com profissionais que atuam no Samu da cidade.

“Conversei com alguns deles, e pra eles seria muito bom. Daria mais agilidade em certos casos mais graves. E não só isso, em situações que não há muita gravidade e não há necessidade de um atendimento com muitos equipamentos também”, explicou o vereador.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Deixe uma resposta